Acções do Documento

Jornada “Faces de Maria Barroso”

25 de junho | Aud. 1 – O grupo “Faces de Eva- Estudos sobre a Mulher”, vinculado à FCSH/NOVA, organiza uma homenagem a Maria de Jesus Barroso. Entrada livre.

A vida e obra de Maria de Jesus Barroso, “eterna primeira-dama”, será o foco da Jornada “Faces de Maria Barroso”, organizado pela Faces de Eva- Estudos sobre a Mulher, unidade de investigação integrada no CICS.NOVA, e o Colégio Moderno. No evento, a decorrer a partir das 10h no dia 25 de junho no Auditório 1 da FCSH/NOVA, serão abordados aspetos da sua intervenção política e social: a resistente e militante socialista; a pedagoga; a atriz e mulher da cultura e a humanista e ativista de causas sociais.

A jornada conta com comunicações de Isabel Soares, diretora do Colégio Moderno, Guilherme de Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura, Cristina Louro, vice-presidente da Cruz Vermelha, Carlos Fragateiro docente da Universidade de Aveiro e Ana Guil docente da Universidade de Sevilha.

Inês e Maria Mafalda Soares, netas da homenageada, participam no primeiro Painel “A Humanista e ativista de causas sociais” como representantes da Pro Dignitate, Fundação de Direitos Humanos, criada por Maria Barroso em 2012 e da qual foi Presidente. João Soares, deputado e filho de Maria Barroso, fará uma intervenção no segundo painel intitulado “A resistente e a militante socialista”.

Carmen Dolores declamará alguns dos poemas preferidos de Maria Barroso acompanhada pela concertista Luísa Amaro.

Na mesa de abertura participarão António Rendas (Reitor da NOVA),  Francisco Caramelo (Diretor da FCSH/NOVA) e Luís Baptista (Diretor do CICS.NOVA).

No decurso da jornada terá lugar a apresentação do número 35 da revista Faces de Eva-Estudos sobre a Mulher, cuja capa é dedicada à homenageada.

Entrada livre.

Consulte o cartaz/programa

2016-06-08 16:50
Topo da Página
classificado em: