Jornada de homenagem a Constança Capdeville (1937-1992)

8 de junho – 80.º aniversário da compositora assinalado com debates, apresentações de trabalhos de investigação e um concerto de homenagem.

Constança Capdeville foi uma destacada figura do panorama musical português do século XX pela sua atividade multifacetada como compositora, intérprete e professora, tendo o seu nome ficado associado, entre outras instituições, ao Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA, de cujo corpo docente fez parte.

A Faculdade dedica o dia 8 de junho à celebração desta notável artista e pedagoga através de um conjunto de iniciativas que incluem a apresentação de trabalhos de investigação em curso sobre a música de Constança Capdeville por investigadores e estudantes do Departamento de Ciências Musicais (11h), uma mesa-redonda (16h) e a realização de um concerto de obras eletroacústicas (14h30) com o título "Sons na Torre B" com peças de António de Sousa Dias, Carlos Caires e Isabel Pires. Estas iniciativas têm lugar no Auditório 2 (Piso 3) e no átrio da Torre B.

Salienta-se a presença da compositora e pianista, Joana Sá, que apresentará excertos e adaptação de 'Elogio da Desordem' para piano semi-preparado e extensões sonoras (instalação de campainhas e sirenes, caixa de ruído, toy piano) no Auditório 2 ao final da manhã. E para culminar, será apresentada a estreia da versão integral da peça Visions d’enfant : Petite sérénade sur des pièces enfantines para piano de Constança Capdeville do compositor Sérgio Azevedo, por um ensemble notável de músicos: Nuno Ivo Cruz (flauta), Rui Marques (flauta), Ricardo Lopes (oboé), Francisco Ribeiro (clarinete) e Carolino Carreira (fagote).

A esta iniciativa associaram-se vários compositores e outros artistas, nomeadamente António Chagas Rosa, António de Sousa Dias, Carlos Caires, Isabel Pires, Sérgio Azevedo, Olga Prats, Maria João Serrão, Luís Madureira, Coro Sine Nomine, além de professores e alunos do Departamento de Ciências Musicais.

2017-06-05 17:55