Acções do Documento

Jornadas Internacionais “Falar de Mulheres”

20 e 21 de outubro – Encontro pretende abordar a importância do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e o seu papel na defesa dos seus direitos.

No ano em que se assinala os cem anos da criação do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, o CESNOVA/Faces de Eva, em parceria com o Núcleo de Estudos em Género e Música do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM), promove as Jornadas Internacionais "Falar de Mulheres - 10 anos depois". Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o encontro terá lugar nos dias 20 e 21 de Outubro no Auditório 1 da FCSH/NOVA.

O objetivo do evento é, por um lado, prestar homenagem ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e à sua intervenção política para a melhoria da condição das portuguesas e na defesa dos seus direitos; por outro, e dando continuidade a iniciativas realizadas há dez anos, contribuir para uma reflexão alargada e aprofundada sobre os Estudos de Género, enriquecendo a sua problematização e dando voz a diversas áreas do saber numa perspetiva interdisciplinar.

No primeiro dia o evento apresenta um painel de abertura subordinado aos 100 anos da criação do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, contando com comunicações de vários/as historiadores/as que se têm dedicado à História sobre as Mulheres, exemplos de Anne Cova, João Esteves e Paulo Guinote. O evento prossegue com um conjunto de mesas redondas onde serão abordadas várias temáticas, tendo como ponto central a análise de género: Género e Política, Género e Música, Género e Psicanálise, Género e Estudos Pós-coloniais, Género e Pacifismo e I Guerra Mundial e Género e Moda. Em relação a estas mesas redondas, o evento conta com oradores/as e investigadores/as, especialistas destas áreas específicas de estudo, propondo perspetivas de análise de cruzamento com os Estudos de Género e Estudos sobre as Mulheres.

Na qualidade de oradoras internacionais as Jornadas contam com a participação das historiadoras Maria de la Paz Ballesteros e Izaskun Álvarez Cuartero, ambas da Universidade de Salamanca, e Cláudia Maia, da Universidade Estadual de Montes Claros, no Brasil.

Informações adicionais e dados sobre inscrições podem ser solicitados através do endereço jornadas.intern.faceseva@gmail.com

 

Veja o cartaz

2014-10-14 12:18
Topo da Página
classificado em: ,