Lançamento de “Boa voz de triple, sciencia de música e prendas de acompanhamento”

3 de Dezembro - Cristina Fernandes, investigadora do INET-md, lança publicação sobre a história do Real Seminário de Música da Patriarcal.

“Boa voz de triple, sciencia de música e prendas de acompanhamento. O Real Seminário do Patriarcal (1713-1834)” é o título completo da obra de Cristina Fernandes, investigadora do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), a lançar na Biblioteca Nacional de Portugal. Rui Vieira Nery, docente do Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA, será uma das individualidades presentes no evento.

A obra traça a história do Real Seminário de Música da Patriarcal, estabelecimento especializado no ensino da música, criado por D. João V, em 1713, seguindo a tradição das escolas que há vários séculos formavam os meninos de coro das grandes catedrais e das capelas de Corte europeias. O Seminário da Patriarcal, que só foi encerrado em 1834, na sequência da extinção das ordens religiosas, é a mais importante escola de música em Portugal antes da criação do Conservatório, em 1835, tendo sido responsável pela formação dos mais importantes compositores portugueses setecentistas

A publicação, editada pela Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) e pelo INET-md, será lançada no auditório da BNP, no dia 3 de Dezembro, pelas 18h.

A entrada é livre.

2013-11-29 16:30