Acções do Documento

Lançamento de “Luz, Cor e Ouro”

7 de março - Instituto de Estudos Medievais e Biblioteca Nacional de Portugal lançam base de dados eletrónica sobre manuscritos iluminados.

No cumprimento das suas funções como entidades habilitadas a elaborar obras baseadas em investigação sólida e atualizada, o Instituto de Estudos Medievais (IEM) e a Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) vão lançar, no dia 7 de março, o e-book “Luz, Cor e Ouro. Estudos sobre manuscritos iluminados”. Coordenado por Catarina Fernandes Barreira, o conteúdo resulta do ciclo de seminários mensais “Um mês, um códice Iluminado”, realizados entre março de 2013 e outubro de 2014.

O livro, que reúne um conjunto de 16 textos de mais de duas dezenas de investigadores sobre manuscritos iluminados e livros impressos, pretende dar a conhecer o património cultural que a BNP e a Biblioteca da Ajuda têm à sua guarda, familiarizando a audiência investigações recentes sobre manuscritos iluminados.

Na iniciativa foram contemplados manuscritos datados do século XII aos finais do século XVI e livros impressos de várias tipologias, como a Bíblia, os seus comentários, textos de uso litúrgico, discursos de auctoritates, textos jurídicos, universitários, científicos (medicina), as cantigas trovadorescas e ainda os livros de horas.

Esta edição conta com os contributos de um conjunto de professores e investigadores especialistas nas mais diversas áreas e campos do saber, desde a História da Arte à Literatura, passando pela Música, pela Conservação e Restauro e pelo estudo químico da cor das iluminuras.

A apresentação da obra, a decorrer na BNP às 17h30, está a cargo de Ana Paiva Morais, Docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da FCSH/NOVA e Diretora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT).

2017-03-03 15:23
Topo da Página
classificado em: