Maria Filomena Molder e Fernando Costa Mattos realizam Aula Aberta

20 de março - A Estética de Kant será o tema da próxima sessão do seminário de Problemas de Arte Contemporânea do Mestrado em Filosofia. A entrada é livre!

Maria Filomena Molder, Professora Jubilada da FCSH/NOVA, e Fernando Costa Mattos, docente em São Paulo da UFABC, vão proferir uma Aula Aberta sobre a Estética de Kant no quadro do Mestrado em Filosofia, área de especialização em Estética, seminário de Problemas de Arte Contemporânea. O ponto de partida será a apresentação e discussão da nova tradução da Crítica da Faculdade de Julgar, recentemente publicada por Fernando Costa Mattos no Brasil (Editora Vozes, 2017). A Aula Aberta, a realizar no dia 20 de março entre as 18h e as 21h no Auditório 1, terá também a participação de Maria João Mayer Branco, docente do seminário de Problemas de Arte Contemporânea.

Costa Mattos, além de docente na Universidade Federal do ABC, é mestre (2001) e doutor (2007) em Filosofia e graduado em Direito (1997) pela mesma instituição. É o tradutor da “Crítica da Razão Pura” de Kant (Editora Vozes, 2012), e de “Fé e Saber”, de Jürgen Habermas (Edunifesp, 2013), além de autor de inúmeros estudos sobre Kant e Nietzsche.

Maria Filomena Molder é Professora Catedrática Jubilada da FCSH/NOVA, onde foi coordenadora do Departamento de Filosofia (de Julho de 2006 a Setembro de 2007). Entre 2003-2009 foi membro do Conselho Científico do Collège International de Philosophie.  As suas principais publicações são “O Pensamento Morfológico de Goethe”, INCM (1995), “Semear na Neve. Estudos sobre Walter Benjamin”, Relógio d’Água (1999) – Prémio Pen- Club 2000 para Ensaio, “Matérias Sensíveis”, Relógio d’Água (2000), “A Imperfeição da Filosofia”, Relógio d’Água (2003), “O Absoluto que pertence à Terra”, Vendaval (2005), “Símbolo, Analogia e Afinidade”, Vendaval (2009), “O Químico e o Alquimista. Benjamin, Leitor de Baudelaire”, Relógio d’Água (2011) – Prémio Pen-Club 2012 para Ensaio, “As Nuvens e o Vaso Sagrado”, Relógio d’Água (2014).

2017-03-17 11:16