Medieval Europe in Motion 3

25, 26 e 27 de fevereiro - Colóquio internacional aborda a circulação artística e cultural na Europa durante a Idade Média.

A circulação artística e cultural na Europa durante a Idade Média é tema central do colóquio internacional Medieval Europe in Motion 3, que assim perpetua o conjunto de encontros científicos inaugurado em 2013 pelo Instituto de Estudos Medievais da FCSH/NOVA.

O principal objetivo desta novo colóquio, em continuidade temática com os dois encontros precedentes, é o de analisar os fenómenos de circulação e de mobilidade das elites letradas (clérigos, universitários, profissionais), iluminadores, manuscritos, textos, modelos artísticos e de ideias ligadas à prática do Direito no território Europeu, com uma particular atenção para os centros meridionais (Península Ibérica, sul de França e Itália).

A pesquisa que sustenta a ideia para o terceiro colóquio deriva do projeto de pós-doutoramento de Maria Alessandra Bilotta, que visa estudar os manuscritos jurídicos iluminados conservados em Portugal, colocando em evidência as ligações artísticas e culturais com o resto da Europa, com particular ênfase para os manuscritos das regiões do sul (Península Ibérica, sul de França e Península Itálica).

O evento terá lugar nos dias 25 (FCSH/NOVA, Torre B, Auditório 1) e 26 e 27 de fevereiro (Biblioteca Nacional de Portugal, Auditório/Sala Multimédia).

Programa e informações adicionais

2016-02-02 12:20