Acções do Documento

Mulheres no Parlamento Europeu

19 de março - Ilda Figueiredo, Maria Belo e Margarida Salema, antigas eurodeputadas, falam sobre o papel das mulheres no Parlamento Europeu.

Três antigas eurodeputadas portuguesas – Ilda Figueiredo, Maria Belo e Margarida Salema – vão falar sobre o papel que as mulheres têm vindo a desempenhar no Parlamento Europeu, os obstáculos com que se têm deparado e as conquistas alcançadas.

Portugal aderiu à então Comunidade Europeia a 1 de janeiro de 1986, ano em que o Parlamento português não indicou qualquer mulher para o Parlamento Europeu. Só em 1989, nas terceiras eleições diretas para aquela instituição europeia, foram eleitas as primeiras três eurodeputadas portuguesas. Atualmente são oito, num total de vinte e um deputados, as nossas representantes no Parlamento Europeu, refletindo a ainda significativa disparidade entre mulheres e homens nas instituições da União Europeia.

Integrado no ciclo de Sessões Culturais promovido pelo Faces de Eva - Centro de Estudos sobre a Mulher, do CICS.NOVA – Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da FCSH/UNL, o debate realiza-se no dia 19 de março, pelas 18 horas, na sala Multiusos 3, piso 4 do edifício ID.

2015-03-03 16:05
Topo da Página
classificado em: ,