Noite do Cais do Sodré vai ser Safe!N

10 de dezembro - Projeto SAFE!N Cais, financiado pela CML, lança certificação “Noite Segura” para estabelecimentos de diversão noturna do Cais do Sodré com o apoio do INET-md.

Os espaços de recreação noturna localizados no Cais do Sodré vão ter uma certificação de “Noite Segura”, uma iniciativa de base comunitária que pretende promover a melhoria das condições de saúde e segurança dos estabelecimentos dessa área da capital. Trata-se da implementação do projeto SAFE!N Cais, financiado pelo programa BIPZIP da Câmara Municipal de Lisboa, cujo desenvolvimento conta com investigadores do Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), centro de investigação da FCSH/NOVA.

O modelo de certificação “Noite Segura” tem como objetivos:

• Formar e capacitar gerentes e trabalhadores de espaços de recreação noturna para a promoção de melhores condições de saúde e segurança para os seus frequentadores;
  • Prevenir comportamentos de risco associados à vivência de contextos festivos, nomeadamente o consumo de substâncias psicoativas ilícitas ou de violência interpessoal;
  • Envolvimento da comunidade local para promoção do diálogo e resolução participada de problemas comuns.

O lançamento do programa decorrerá durante o 5º Encontro LXnights, uma sequência de eventos organizados por uma equipa multidisciplinar em Ciências Sociais da FCSH/NOVA e do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-UL). Trata-se de encontros regulares onde intervêm um conjunto de personalidades com um interesse particular nas transformações urbanas contemporâneas em Lisboa, decorrentes da sua dinâmica de ludificação noturna. Constitui, como tal, um local privilegiado de troca de ideias entre investigadores, académicos, responsáveis autárquicos e de intervenção social, mas também de todos os interessados na diversificação urbana da capital.

O SAFE!N é um projeto promovido pela Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES) com a parceria da rede Europeia Party+ e a Associação de Comerciantes do Cais do Sodré. A sua apresentação irá decorrer no dia 10 de dezembro, às 18h, no Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL), localizado no Picoas Plaza. A entrada é livre.

2015-12-04 16:55