NOVA atribui Honoris Causa a Radosław Sikorski

Presidente do Parlamento Polaco recebeu, por proposta da FCSH/NOVA, o grau de Doutor Honoris Causa da Universidade NOVA. Veja as fotos e conheça os discursos!

Radosław Sikorski, político, jornalista e fotógrafo, recebeu do Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, António Rendas, o grau de Doutor Honoris Causa no dia 25 de março, numa cerimónia realizada na Reitoria. A distinção foi proposta por Nuno Severiano Teixeira, docente do Departamento de Estudos Políticos da FCSH/NOVA.

Veja o álbum de fotos e os discursos proferidos durante a cerimónia:

De nacionalidade polaca, Radosław Sikorski estudou filosofia, política e economia no Pembroke College da Universidade de Oxford. Em 1987, foi-lhe concedida a nacionalidade britânica, à qual renunciou quando, em 2006, foi nomeado Ministro da Defesa da Polónia.

Iniciou a sua carreira como jornalista freelancer em publicações como The Spectator e The Observer. Em 1987, ganhou o prémio World Press Photo, na categoria Spot News, enquanto correspondente de guerra no Afeganistão.

Regressado à Polónia seguiu uma carreira política de sucesso, tendo desempenhado os cargos de Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros (1998-2001), Ministro da Defesa (2006) e Ministro dos Negócios Estrangeiros (2007-2014). Atualmente, Radosław Sikorski é Presidente do Parlamento Polaco e, segundo a revista Foreign Policy, um dos “Top 100 Global Thinkers”.

2015-03-18 15:05