NOVA FCSH desenvolve primeiro projeto arqueológico na Palestina

Local arqueológico ocupado desde 8500 a.C. está a ser escavado por uma equipa de investigadores da Faculdade.

A cerca de 12 quilómetros de Nablus e a 27 do Rio Jordão localiza-se o arqueossítio Tell el-Far’a, o primeiro da Palestina a ser escavado por investigadores portugueses. Francisco Caramelo, diretor da NOVA FCSH e co-diretor do projeto juntamente com Juan Luis Montero (Universidade da Corunha), estará no local durante parte do mês de outubro acompanhado por uma equipa composta por cientistas do CHAM, nomeadamente Maria de Fátima Rosa, André Bargão e Beatriz Freitas.

Os objetivos principais da campanha são estudar a arquitetura e a cultura material da cidade no período do Ferro II, definir a sequência cronológica do arqueossítio e efetuar a prospeção dos arqueossítios identificados com eventual relação com Tell el-Far’a, situados no wadi el-Far’a.

O local foi inicialmente escavado pelo dominicano Roland de Vaux, da École Biblique et Archéologique Française, de Jerusalém, entre 1949 e 1960, ao longo de nove campanhas.

2018-10-16 16:05