NOVA FCSH integra projeto Eco Escolas

Durante o próximo ano letivo, a Faculdade reforçará as medidas para a promoção do desenvolvimento sustentável.

A NOVA FCSH participa, durante o ano letivo 2018/2019, no projeto Eco Escolas, dentro do subprograma destinado ao Ensino Superior. O objetivo da Faculdade é vir a ser galardoada com a Bandeira Verde. Ao entrar no Eco Escolas, a instituição tomará várias medidas que melhorem a educação para o desenvolvimento sustentável, incentivando a participação de todos os elementos da comunidade num exercício de cidadania ativa.

O programa Eco Escolas é implementado em Portugal desde 1996, pela Associação Bandeira da Europa (ABAE), contando atualmente com cerca de 1400 escolas inscritas e 230 concelhos. A nível internacional envolve mais de 55 países e 32.000 escolas.

O programa encontra-se orientado para a implementação da Agenda 21 local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana dos estabelecimentos de ensino seguindo a metodologia proposta:

• A Gestão do espaço-escola em termos de sustentabilidade (ambiental, económica, social);
  • A Promoção da mudança de comportamentos e atitudes na comunidade estrita e alargada onde se insere o estabelecimento de ensino.

Na NOVA FCSH a coordenação do programa fica a cargo de Maria José Roxo que, com uma equipa de trabalho intitulada Conselho Eco Escolas NOVA FCSH, vai gerir e organizar várias iniciativas durante o ano letivo no âmbito do desenvolvimento sustentável, assim como enquadrar as atividades já existentes na Faculdade que têm essa finalidade, tais como a Campanha Papel por Alimentos, as atividades da Semana Europeia da Mobilidade, a venda de copos reutilizáveis e a recolha de beatas com colocação de eco cinzeiros pela Associação de Estudantes, entre outros.

Pretende-se, igualmente, apoiar a implementação da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas, das quais se destaca a utilização de papel reciclado, já em aplicação pelos serviços da Faculdade e ainda a Resolução do Conselho de Ministros n.º 141/2018, que promove uma utilização mais sustentável de recursos na Administração Pública através da redução do consumo de papel e de produtos de plástico.

Para receber a Bandeira Verde a Faculdade tem que demonstrar ter seguido a metodologia indicada pelo programa, concretizar pelo menos 2/3 do seu plano de ação e realizar atividades no âmbito dos temas-base (água, resíduos e energia) e de pelo menos um dos temas para o ano 2018/2019, que são o Mar ou a Floresta. No final do processo será criado, igualmente, o Eco Código da Faculdade.

Na Universidade NOVA de Lisboa a NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas foi um dos estabelecimentos de ensino superior galardoados com a Bandeira Verde no ano 2016/2017. A NMS voltou a participar no projeto em 2017/2018.

Para apresentação de propostas e/ou sugestões contactar o Conselho da Eco Escola na Faculdade através do e-mail: novafcsh.eco@fcsh.unl.pt

2018-11-23 11:55