Acções do Documento

O celtismo e as suas repercussões na música na Galiza e no Norte de Portugal

Este projecto do INET-md desenvolverá uma análise detalhada das práticas musicais ligadas ao celtismo no noroeste da Península Ibérica.

No âmbito dos processos transfronteiriços, o celtismo – um movimento transnacional influente em várias partes da Europa - desempenhou um importante papel na construção de identidades na Galiza e no norte de Portugal.

Na etnomusicologia, o celtismo tem sido o foco de investigação desde os anos 90, mas em Portugal não tem sido alvo de estudos. Em Espanha, a Galiza tem sido o principal enfoque de investigação esporádica. Apesar do património musical comum, a investigação em torno do intenso intercâmbio transfronteiriço entre Portugal e Espanha, envolvendo manifestações do celtismo sobretudo na música, ainda está incipiente.

Este projeto desenvolvido pelo INET-md - Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança tem um carácter interdisciplinar privilegiando uma colaboração entre etnomusicólogos, antropólogos e outros especialistas de Portugal e Espanha, e é coordenado por Salwa El-Shawan Castelo-Branco, professora catedrática do Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA.

Veja o vídeo e saiba mais sobre o projecto na página da Reportagem.

2012-08-11 00:00
Topo da Página
classificado em: