Oito alunos da NOVA FCSH selecionados para o 'Summer CEmp' da Comissão Europeia

Além dos estudantes selecionados, há vários antigos alunos que também farão parte da experiência.

Começa a 28 de agosto a segunda edição do Summer CEmp, a Academia de Verão da Comissão Europeia (CE). A iniciativa, organizada pela Representação da CE em Portugal, conta com oito alunos da NOVA FCSH e ainda quatro antigos alunos no grupo de 50 selecionados.

Ana Reis, Beatriz Santos, Carlos Duarte, João Carlos Nunes, Mariana Álvares, Nuno Raposo, Nuno Xarepe e Sara Epifânio são os estudantes que conseguiram um lugar no grupo dos "50 magníficos" que, ao longo de quatro dias, vão "dialogar com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia". Os antigos alunos Guilherme Matos, Júlio Proença, Pedro Quirino e Sofia Ribeiro também fazem parte do grupo.

Jovem, cativante e desafiante

Nuno Xarepe, da licenciatura em Ciências da Comunicação, conta que "não é todos os dias que temos a oportunidade de discutir a Europa, durante quatro dias, com 50 jovens e cerca de 60 oradores e moderadores de áreas tão dispares", sublinhando que o formato escolhido pela Comissão "é jovem, cativante e desafiante".

O estudante acredita que "Marvão vai ser palco de conversas e debates únicos" e espera voltar da vila alentejana com "novos amigos e a certeza de que esta foi uma experiência única".

O objetivo do Summer CEmp, que foi criado em Portugal, é "a partilha de ideias, o debate das questões fraturantes que as instituições europeias enfrentam; a desmistificação de ideias pré-concebidas e, com clareza, o debate sobre o que é a União Europeia".

Ao longo dos quatro dias de evento, serão 60 os oradores a passar pelas várias iniciativas, que incluem debates e conversas informais com membros do governo, deputados, diretores de jornais, jornalistas ou responsáveis partidários.

2018-08-28 11:52