Acções do Documento

Opus Tutti Frutificar 2014

Até 14 de Junho de 2014 –Teatro S. Luiz recebe uma série de workshops para pais e crianças sobre a infância e primeira infância.

O Laboratório de Música e Comunicação na Infância do Centro de Estudos Sociologia e Estética Musical (LAMCI/CESEM), unidade de investigação da FCSH/NOVA), e a Companhia de Música Teatral apresentam o projecto Opus Tutti Frutificar 2014. Este inclui workshops para pais e crianças e os eventos Peça a Peça Itinerante (PaPI) e “Babelim”, concebidos para a apresentação em espaços culturais ou creches, entre outros.

Os workshops para pais e crianças, da responsabilidade de Paulo Maria Rodrigues, têm como temas “Afinação do brincar” (15 de Março) e “Afinação do ouvir” (29 de Março).

“Babelim”, realizado nos dias 5 e 6 de Julho, consiste numa experiência artística centrada na música e no movimento. Esta resulta do trabalho de exploração, fruição e investigação realizado com pais e bebés, educadores e artistas que, ao longo dos três últimos anos, têm partilhado as várias etapas do Projecto Opus Tutti

As sessões PaPI reúnem um conjunto de pequenas performances músico-teatrais criadas no âmbito do projecto Opus Tutti. Resultam de um processo de estudo e reflexão que visam definir boas práticas de carácter artístico dirigidas à primeira infância.

No ano Frutificar de Opus Tutti, o PaPI está a ser levado a várias creches e jardins de infância da área de Lisboa com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian. Paralelamente, o modelo de itinerância que se concebeu tem permitido que outros agentes culturais e educativos se associem ao projecto e colham os frutos do seu impacto. A Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão aderiu já a este modelo de boas práticas educativas. Deste modo, está a ser possível levar este conjunto de peças músico-teatrais a outras instituições culturais e a outras creches e jardins de infância de outra áreas geográficas do país. Para que se possa beneficiar mais crianças, mais famílias, mais profissionais, mais lugares. Passo a passo, vamos tecendo relações usando os fios da arte. E deixando ficar peças para que se construam vidas melhores em maior harmonia.

Peça a Peça Itinerante - sessões

  • 11 de Janeiro – OPUS 1

Linguagem Principal: Música (violoncelo, voz) e Dança

Intérpretes: Hugo Fernandes e Alena Dittrichová

 

  • 15 de Fevereiro - OPUS 2

Linguagem Principal: Música (harpa, voz) e Teatro

Intérpretes: Ana Dias e Lavínia Moreira

 

  • 17 Maio - OPUS 6

Linguagem Principal: Música (voz e percussão) e Movimento

Intérpretes: Joana Veiga e Jorge Oliveira

 

  • 14 Junho - OPUS 7

Linguagem Principal: Música (percussão, voz)

Intérprete: Rui Pires

 

Opus Tutti é um projecto educativo e artístico que tem como finalidade estabelecer um conjunto de boas práticas dirigidas à infância e primeira infância

 

Consulte o programa

Veja a newsletter da Fundação Calouste Gulbenkian a notícia sobre o projecto Peça a Peça Itinerante

Temas relacionados com o Projecto Opus Tutti

Acerca do Opus Tutti

2014-01-14 12:35
Topo da Página
classificado em: