Acções do Documento

Paisagens Literárias e Percursos do Fado

10 e 11 de Abril – Colóquio reúne investigadores das áreas da Literatura, Música, Etnomusicologia, Antropologia, História, Arquitectura, Artes Plásticas e Visuais.

Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT), centro de investigação da FCSH/NOVA, e o Museu do Fado convidam para o colóquio Paisagens Literárias e Percursos do Fado. O evento, que terá lugar de 10 a 11 de Abril, pretende reunir investigadores das áreas da Literatura, Música, Etnomusicologia, Antropologia, História, Arquitectura, Artes Plásticas e Visuais.

 

Convocam-se os amantes e os estudiosos de Lisboa para partilharem experiências de diálogo entre as geografias da cidade e as suas representações na literatura, e noutras áreas criativas. Abrindo uma janela sobre os últimos dois séculos, cruzam-se expressões do imaginário da cidade com referências sociais e políticas. Assume-se o poder da Arte e das Letras na construção de imagens e percepções dos lugares habitados, conferindo-lhes valor e significado, transformando vivências e percursos de urbanidade. O fado, enquanto expressão própria do património lisboeta, é tomado como tema catalizador para a descoberta desta dinâmica relação espacio-temporal entre a cultura e o território.

O encontro, que terá lugar no Museu do Fado, no Largo do Chafariz de Dentro 1, em Lisboa, encerra com uma visitada cantada no bairro de Alfama e no espaço do Museu. A entrada é livre.

Consulte o programa

 

 

copy_of_Cartaz.jpg

2014-03-28 12:05
Topo da Página
classificado em: