Pedro Coelho vence Prémio Gazeta de Televisão

Reportagem sobre a atuação do Banco de Portugal no caso da queda do BES vale ao jornalista e docente da NOVA FCSH umas das mais prestigiadas distinções do jornalismo português.

Assalto ao castelo”, uma série de três reportagens emitidas pela SIC entre 1 e 3 de março de 2017, foi distinguido com o Prémio Gazeta da Televisão pelo Clube de Jornalistas (CJ).  Da autoria de Pedro Coelho, jornalista da SIC e atual docente do Departamento de Ciências da Comunicação da NOVA FCSH, o trabalho foca-se no papel do Banco de Portugal na queda do BES, apresentado “documentos inéditos” que colocam em causa o seu papel “no maior escândalo financeiro da democracia portuguesa”, afirma o comunicado de imprensa do CJ. Esta foi a segunda vez que Pedro Coelho recebeu o galardão, após em 2014 ter sido premiado com a reportagem “Depois da fraude”, sobre a falência do BPN.

No contexto da NOVA FCSH também João Santos Duarte, antigo aluno da Faculdade e jornalista do Expresso, venceu o Prémio Gazeta de Multimédia com o trabalho “Estamos aqui para formar animais de combate”. A reportagem, realizada com Tiago Miranda, incidiu sobre os “comandos” e foi emitida um ano após a polémica morte de dois jovens militares na chamada “prova zero” dessa força militar. Elisabete Caramelo, antiga aluna do Departamento de Ciências da Comunicação, foi um dos dez elementos a integrar o júri do CJ.

Os Prémios Gazeta têm uma periodicidade anual e são considerados os mais prestigiados do jornalismo português. Docentes e alunos da NOVA FCSH já tinham sido distinguidos nas edições de 2012, 2014 e 2015.

Veja a entrevista de Pedro Coelho à SIC antes da emissão do “Assalto ao castelo”

Leia na integra o comunicado de imprensa do CJ

2018-06-20 12:35