Acções do Documento

Prémio da APREN distingue tese de doutoramento da NOVA FCSH

Francesca Poggi, investigadora do CICS.NOVA, foi premiada pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) pelo seu trabalho sobre eficiência energética.

“SMART RURAL: eficiência energética e energias renováveis no espaço rural” é o título da tese de doutoramento distinguida pela Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) com um segundo lugar no Prémio APREN 2018. Realizada por Francesca Poggi, investigadora do CICS.NOVA, foi concluída e defendida na NOVA FCSH ainda este ano, na especialidade do Planeamento e Ordenamento do Território do Departamento de Geografia. Ana Firmino, docente da Faculdade, e Miguel Amado, do IST-UL, foram os orientadores do trabalho.

A investigação desenvolveu um modelo para a estruturação de municípios de balanço energético nulo, Net-Zero, com base uma abordagem à escala macro para redução dos consumos de energia e a implementação de soluções de energias renováveis nas áreas rurais.

A tese realiza uma abordagem sobre os vetores económicos, tecnológicos e políticos subjacentes ao processo de transição energético em curso, considerando fundamental para o sucesso do modelo o suporte físico: território, onde, nas áreas rurais, é identificado o maior potencial de recursos energéticos endógenos.

“Através de um conjunto sistemático de abordagens integradas é promovida a valorização e eficiência energética do espaço rural, perspetivando um futuro 100% renovável e garantindo uma participação para a salvaguarda e preservação desse território”, sublinha Francesca Poggi.

O estudo cria ainda a base científica e operativa analítica em matéria de desenvolvimento e planeamento energético que, integrando os processos de elaboração e revisão dos Planos Diretores Municipais, promove um efetivo contributo para o Desenvolvimento Sustentável.

A APREN é uma associação sem fins lucrativos, constituída em outubro de 1988, com a missão de coordenação, representação e defesa dos interesses comuns dos seus Associados (instituições, empresas e indivíduos interessados no desenvolvimento do setor Elétrico Renováveis).

2018-10-16 16:55
Topo da Página
classificado em: