Presidente da Amnistia Internacional de Portugal na FCSH/NOVA

26 e 27 de novembro - Recolha de assinaturas e debate sobre Direitos Humanos na Faculdade. A iniciativa é do NECPRI.

Naquele que vai ser o primeiro grande evento deste ano do NECPRI, o núcleo junta-se à AEFCSH para celebrar os Direitos Humanos, num evento de 2 dias de atividades alusivas ao tema. Victor Nogueira, Presidente da Amnistia Internacional de Portugal (AI), será o convidado especial.

No dia 26 de novembro, em colaboração com a AI, será promovida a tradicional Maratona de Cartas, uma iniciativa de solidariedade internacional em prol dos muitos casos que a organização defende todos os anos. Com caráter anual, trata-se do maior evento global de direitos humanos da organização humanitária no âmbito da data simbólica de 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. Assinalando a ocasião, pessoas de todo o mundo assinam cartas pré-elaboradas onde se apela à solidariedade internacional em prol de indivíduos e comunidades em risco, enviando-as depois às entidades capazes de solucionar o caso como forma de pressão pública. Esta recolha de assinaturas terá lugar durante o dia, no átrio da Torre B.

Já no dia 27 Victor Nogueira, presidente nacional da AI, Alexandra Magnólia, docente do Departamento de Estudos Políticos, e Raquel Vaz Pinto, docente da Universidade Autónoma de Lisboa, juntam-se à audiência para discutir “Os Direitos Humanos no Século XXI”. O evento, que terá lugar pelas 14h30 no Auditório 002 (Torre A), pretende apontar as questões mais preeminentes na atualidade, apurar a responsabilidade e a vontade política da comunidade internacional sobre o tema dos Direitos Humanos e consciencializar os jovens universitários para tomarem parte na luta pela sua defesa.

Leia no blogue da FCSH/NOVA uma pequena entrevista com Diogo Pereira, Vice-Presidente do Núcleo de Estudos de Ciência Política e Relações Internacionais, sobre este evento

2014-11-19 11:10