Primeira missão arqueológica portuguesa nos Emirados Árabes

Equipa de arqueólogos do Instituto de Arqueologia e Paleociências realiza escavações na antiga fortaleza portuguesa de Quelba.

A convite do Emir Sheikh Sultan III bin Muhammad Al-Qasimi, do Emirado de Sharjah, uma equipa do Instituto de Arqueologia e Paleociências (IAP) está, até 15 de janeiro, a realizar trabalhos arqueológicos nos Emirados Árabes, na antiga fortaleza portuguesa de Quelba. Trata-se da primeira missão arqueológica da responsabilidade de uma equipa inteiramente portuguesa na Península Arábica, zona frequentada pelos Portugueses a partir do século XVI.

Os arqueólogos, docentes, alunos e antigos alunos da FCSH/NOVA, são dirigidos por Rui Carita, Rosa Varela Gomes e Mário Varela Gomes. Todos viajam a convite das autoridades locais, que cobrem todas as despesas da investigação.

Francisco Caramelo, Diretor da FCSH/NOVA (ao centro), com a equipa que está a realizar trabalho de campo nos Emirados Árabes

2017-01-02 16:15