Acções do Documento

Projecto LxConventos em discussão na TSF

O programa da TSF "Encontros com o Património" teve como convidada Raquel Henriques da Silva, investigadora responsável pelo projeto LxConventos.

No passado dia 18 de junho, a TSF emitiu o programa Encontros com o Património dedicado à apresentação e discussão do projeto LxConventos - Da Cidade Sacra à Cidade Laica, investigação sediada no Instituto de História da Arte (IHA/FCSH/NOVA) e financiada pela FCT. Os convidados desta sessão foram Raquel Henriques da Silva, diretora do IHA e investigadora responsável pelo projeto, Hélia Silva, da Câmara Municipal de Lisboa, parceira neste projeto, José Aguiar e Pedro Domingos.

Sinopse do projeto, entretanto concluído:
As revoluções liberais que alastraram por toda a Europa e América Latina na transição do século XVIII para o século XIX oficializaram a extinção das ordens religiosas, constituindo o início de um longo percurso de atribuição de novos usos a um vasto património. A transição não foi pacífica. Alguns conventos foram demolidos, outros sobreviveram com novas funções, provocando transformações profundas na paisagem urbana e nos próprios conventos. Lisboa não foi exceção: o impacto da secularização das casas religiosas abriu caminho a novas dinâmicas urbanas e a cidade ganhou nova imagem.

Ouça o programa

2016-06-20 16:25
Topo da Página
classificado em: