Publicação do livro “Ecos de Opus Tutti”

15 de julho, 18h, CAM - Divulgação dos resultados do projeto educativo num livro de 300 páginas que inclui dois CDs e um manual.

“Ecos de Opus Tutti” e “Manual para a construção de Jardins Interiores” são obras resultantes do inovador projeto educativo, já concluído, do mesmo nome, impulsionado há cinco anos pela Companhia de Música Teatral e o Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI), do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) com o apoio financeiro da Fundação Gulbenkian.

Estas publicações reúnem os resultados obtidos durante o período de realização do programa, que decorreu entre 2011 e 2014, “e no qual foram realizadas inúmeras iniciativas artísticas que tiveram como figuras centrais os bebés e as crianças”.

Convém destacar que o Opus Tutti nasceu com o objetivo de “conceber boas práticas de intervenção na comunidade” com ações dirigidas “dirigidas à infância e primeira infância”. Segundo Helena Rodrigues, docente do Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA, e uma das responsáveis do programa, Opus Tutti pretendia “criar modelos e materiais de trabalho direcionados à primeira infância; oferecer oportunidades de fruição artística e interação social de elevada qualidade e implementar um estudo piloto numa creche, intervindo ao nível das práticas culturais e educativas das famílias e profissionais de forma a contribuir para o seu sucesso e enraizamento social”, entre outros.

No prefácio, Colwyn Trevarthen, professor emérito da Universidade de Edimburgo, afirma que o programa educativo, finalizado em 2014, foi uma confirmação de que “a música e a dança são a verdadeira fonte da inteligência humana – uma inteligência que nos permite construir a vida em conjunto a partir da nossa natureza interior e do nosso instinto de pertença”.

Ecos de Opus Tutti inclui dois DVDS contendo quatro documentários realizados por Pedro Sena Nunes. “Manual para a construção de Jardins Interiores”, inclui sete manuais práticos (cinco dos quais acompanhados por CDs) destinados a educadores, escolas e interessados em matéria de arte para a infância, com especial atenção à música e à poesia.

O lançamento das obras “Ecos de Opus Tutti” e “Manual para a Construção de Jardins Interiores”, terá lugar no próximo dia 15 de julho, às 18h00, na Sala Polivalente do Centro de Arte Moderna (CAM) - Fundação Calouste Gulbenkian.

A coleção está à venda na livraria da Fundação Calouste Gulbenkian.

2016-06-22 16:40