Raúl Zurita na FCSH/NOVA

29 de junho, 17h – Poeta de resistência e prémio nacional de literatura do Chile proferiu conferência em homenagem a Violeta Parra, compositora e artista expoente da cultura popular chilena. Veja as fotos!

O poeta e artista chileno, nascido em Santiago em 1950, estudou engenharia na Universidad Santa María de Valparaíso. Entre os seus livros contam-se Purgatorio (1979), Anteparaíso (1982), Canto a su amor desaparecido (1985), El amor de Chile (1987), La Vida Nueva (1994), INRI (2003), Los países muertos (2006), In memoriam (2008), Las ciudades de agua (2008), Cuadernos de guerra (2009), Sueños para Kurosawa (2003), y Zurita (2011). Em 1979 cria com outros artistas o CADA, Colectivo de Acciones de Arte, para desenvolver resistência política através da arte. Entre os prémios e distinções que recebeu contam-se, entre outros o Péricles Gold Award Itália (1994), o Prémio Pablo Neruda (1998), o Prémio Municipal de Literatura (1985), o Prémio Nacional de Literatura (2000), e o Prémio Ibero-americano de poesia Pablo Neruda (2016). Doutor Honoris Causa pelas universidades de Alicante, Espanha, e Santa Maria, Chile, é Professor Emérito da Universidade Diego Portales, onde leciona ainda na Escola de Artes. Os seus livros e poemas foram traduzidos para uma vintena de línguas.

Veja as fotos!

Esta conferência foi dedicada a Violeta Parra (1917-1967), compositora e cantora de resistência, promotora de direitos humanos e da valorização da cultura popular chilena, inspiradora de gerações de revolucionários latino-americanos e outros. Canções suas, e em especial a sua prece "Gracias a la vida" foram recordadas e comentadas.

Os alunos Zita Borges (Licenciatura em Ciências Musicais) e Andrea Musio (Doutoramento em Etnomusicologia) realizaram um apontamento especial nesta celebração, interpretando canções de Violeta Parra e Vitor Jara.

Entrada livre.

Este evento foi organizado pelo Instituto de Etnomusicologia em parceria com o Departamento de Ciências Musicais da FCSH/NOVA e com o Programa Passado e Presente – Lisboa, Capital Ibero-americana de Cultura 2017, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa.

Mais informações sobre o evento

2017-06-23 16:20