Acções do Documento

Ruben de Carvalho comenta “The Internationale”

17 de fevereiro – Antigo Chefe de Redação do "Avante!" é convidado especial para a exibição de um documentário que conta a história do hino comunista.

Integrado no ciclo de cinema Music as Power, o Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), em parceria com o Observatório da Canção de Protesto (OCP), convidam para a exibição do documentário “The Internationale”, assinado por de Peter Miller. A película será comentada por Ruben Carvalho, autor de diversas publicações sobre vários domínios da música popular, antigo Chefe de Redação do Avante!, órgão oficial do Partido Comunista Português (PCP), e atual membro do Comité Central do mesmo.

O filme “The Internationale” (2000), traça a história e os usos da famosa canção revolucionária escrita por Eugène Pottier e Pierre de Geyter no século XIX. Partindo do caso da Comuna de Paris, passando pela Revolução Soviética e pela Guerra Civil Espanhola, o documentário conta com a participação de músicos como Pete Seeger ou Billy Bragg, e intervenientes de múltiplas circunstâncias de agitação política em vários pontos do globo. “The Internationale” procura expor a dimensão catalisadora e mobilizadora da prática musical enquanto fator que pode contribuir para o efetivar de processos de mudança social, servindo-se deste famoso hino enquanto exemplo.

O filme será exibido no dia 17 de fevereiro, às 17h, no Auditório 1 da Torre B.

A entrada é livre.

Programa do ciclo de cinema

2017-02-13 11:50
Topo da Página
classificado em: