Secretária de Estado dos Assuntos Europeus participa em '40 Anos, 40 Masterclasses'

Antiga aluna de Antropologia, a governante é uma das convidadas da série de masterclasses que comemora o 40.º Aniversário da NOVA FCSH.

Ana Paula Zacarias, secretária de Estado dos Assuntos Europeus desde julho de 2017, vem à NOVA FCSH esta terça-feira (10), às 18h00, para falar sobre "Que Europa somos, que Europa queremos".

A política, cuja carreira académica se iniciou nesta Universidade, no curso de Antropologia, foi também professora assistente da Faculdade. Nesta masterclass, aberta ao público, estará em foco a situação europeia num momento de mudança, após a eclosão do Brexit e perante um contexto de tensão diplomática latente.

Esta aula aberta faz parte daquele que se tem distinguido como um conjunto de masterclasses focadas em temas tranversais à sociedade. 40 Anos, 40 Masterclasses junta 40 antigos alunos que se têm distinguido no exercício das suas funções profissionais e que orgulham a Faculdade pelo seu percurso ímpar.

Diplomata desde 1983

Ana Paula Zacarias desempenhou, ao longo da carreira, vários cargos no âmbito do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), do qual é diplomata desde 1983. Imediatamente antes de assumir funções no Governo, esteve no Serviço Europeu de Ação Externa, como Embaixadora da União Europeia (UE) para a Colômbia e Equador, desde 2015, e entre 2011 e 2015, como Embaixadora da UE para o Brasil.

Em Portugal ocupou cargos tão diversos como vice-presidente do Instituto Camões, consultora para as Relações Internacionais da Presidência da República ou diretora dos Serviços de Informação e Imprensa do MNE. No estrangeiro, além das funções que recentemente exerceu no Serviço Europeu de Ação Externa, foi Embaixadora de Portugal na Estónia, Cônsul de Portugal em Curitiba e Secretária de Embaixada na Embaixada de Portugal em Washington. Pode consultar a nota biográfica completa no site do Governo.

2018-04-08 14:40
classificado em: ,