Sessões inaugurais do programa doutoral “Música como cultura e cognição”

6 de outubro - Ownen Rees, docente da Faculdade de Música da Universidade de Oxford, aborda o ressurgimento da música renascentista no contexto da publicação do Requiem de Victoria.

Owen Rees é o convidado da sessão inaugural do programa doutoral “Música como cultura e cognição”, onde abordará, entre outros temas, a importância de O Requiem de Victoria, composto para as exéquias de Maria da Áustria. Publicada por Luís de Victoria em 1605, a apresentação abordará a sua disseminação e impacto, o papel que desempenhou no ressurgimento da música renascentista como parte do movimento ceciliano do século XIX, e a surpreendente influência de editores da obra do século XIX e início do século XX, sobre como a interpretamos e a ouvimos atualmente. Ao fazê-lo, serão abordadas questões relacionadas com os processos de mitificação envolvidos nas nossas construções da história da música.

O Requiem de Victoria tornou-se, ao longo do século XX, o mais famoso Requiem polifónico da sua época, constituindo também numa das mais famosas obras musicais do Renascimento. Adquiriu um estatuto especial na produção de Victoria, sendo apelidado de "Requiem a uma época" e visto como influente nos Requiem posteriores de compositores ibéricos.

Owen Rees nasceu em 1964. É professor da Faculdade de Música da Universidade de Oxford, organista, director coral e professor associado do Queen’s College e investigador associado sénior de Somerville College. Interessa-se especialmente pela música dos séculos XV a XVII, em particular em Espanha, Portugal e Inglaterra. Entre as suas publicações contam-se “Polyphony in Portugal c. 1530-c. 1620: Sources from the Monastery of Santa Cruz, Coimbra” (New York & London: Garland, 1995); “Music by Pedro de Cristo: An Edition of the Motets from Coimbra”, Biblioteca Geral da Universidade, MM 33 , “Music Archive Publications, Series C, vol. 1” (Harwood Academic Publishers, 1999); e “Cristóbal de Morales: Sources, Inflences, Reception, co-edited with Bernadette Nelson” (The Boydell Press, 2007).

O evento integra-se no ciclo de conferências "Música em Contexto" organizado pelo Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e pelo Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), unidades de investigação da FCSH/NOVA, terá lugar no dia 6 de outubro, das 14h às 16h, na sala 0.06 do Edifício ID.

Veja o cartaz do evento

2014-10-03 12:10