Simpósio "O Órgão Histórico em Portugal"

4 a 6 de dezembro, Palácio Nacional de Mafra – Pretende-se discutir a história do órgão em Portugal e Espanha.

O Simpósio Internacional “O Órgão Histórico em Portugal” decorrerá de 4 a 6 de dezembro, no Palácio Nacional de Mafra é organizado pelo CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, centro de investigação da FCSH/NOVA, com a Tagus-Atlanticus Associação Cultural.

Este evento tem por objetivo a abordagem de aspetos históricos, iconográficos, simbólicos, filológicos, musicais, interpretativos e técnicos acerca do órgão histórico em Portugal, à luz do contexto mais abrangente da evolução conjunta do órgão em Portugal e Espanha.

A programação do evento contará com painéis de comunicações integrados por professores e investigadores pertencentes ao CESEM - Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, INET-MD - Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes – Universidade de Coimbra, Departamento de Musicología – Universidad Complutense de Madrid, Nationaal Insituut voor de Orgelkunst – Holanda, Escola Superior de Música – Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Música de Catalunya, dentre outras instituições. Do evento farão parte várias mesas redondas compostas, igualmente, por mestres organeiros nacionais e estrangeiros que realizaram restauros historicamente fundamentados em instrumentos de caráter emblemático dentro do corpus dos órgãos históricos portugueses, para além de concertos a cargo de organistas nacionais e estrangeiros.

O simpósio vem dar continuidade às relevantes discussões suscitadas no Encontro Internacional de Órgão, realizado em Mafra em 1994, visando, fundamentalmente, preencher uma considerável lacuna no que tange ao estudo da história do órgão ibérico em Portugal, e, mais especificamente, colocar em valor a idiossincrasia do modelo instrumental tipicamente português da viragem do século XVIII ao XIX.

O simpósio é apoiado pelas seguintes entidades: Palácio Nacional de Mafra, Câmara Municipal de Mafra, Patriarcado de Lisboa – Igreja de São Vicente de Fora, Arkhé Music

Mais informações: http://www.tagusatlanticus.com/

2015-12-02 17:00