Acções do Documento

Tem memórias da Lagoa de Óbidos? Partilhe-as!

Iniciativa do IHC convida cidadãos a partilhar as suas histórias, documentos, objetos e fotografias relativas ao património natural, material e imaterial da Lagoa de Óbidos.

Uma equipa de investigadores do Instituto de História Contemporânea (IHC) estará disponível, nos dias 26 e 27 de janeiro, para registar testemunhos de todos aqueles que melhor conhecem a Lagoa de Óbidos. A iniciativa, apelidada de “Dias da Memória”, tem paralelo com o que já foi realizado pelo mesmo centro de investigação a propósito de registos sobre o 25 de Abril, a I República ou a Grande Guerra e que hoje podem ser consultados no website http://memoriaparatodos.pt/

O registo dos participantes será realizado, das 10h às 17h no INATEL da Foz do Arelho, de forma individual com captação áudio e vídeo de testemunhos verbais, digitalizando ou fotografando documentos de todos os que queiram partilhar as suas memórias relativas às atividades desenvolvidas em torno da lagoa. Estas podem referir-se a pesca, mariscagem, apanha de limos, atividades de lazer, aspetos do património imaterial como festas, lendas e tradições ou apenas relacionadas com a paisagem e a biodiversidade. A intenção, para além da preservação desses conteúdos no website do projeto, é também exibi-los ao público no Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos.

Além do IHC, na iniciativa estão também envolvidos a associação KEEP, em parceria com o projeto “Centro de Interpretação para a Lagoa de Óbidos” (resultante do Orçamento Participativo Portugal e apoiado pela FCT e Ciência Viva), a Liga para a Proteção da Natureza, Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Câmara Municipal de Óbidos e do Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania.

2019-01-25 13:05
Topo da Página
classificado em: