Tributo a Nelson Mandela

9 de dezembro - O Instituto de História Contemporânea e a embaixada da África do Sul reúnem-se, um ano após a morte de Mandela, para uma sessão de homenagem ao antigo Prémio Nobel da Paz.

Mandela não era um busto de mármore, mas um homem de carne e osso, que demonstrou o poder das ideias com muito esforço e determinação, conquistando o seu lugar na história através da luta, da sagacidade, da persistência e da fé. Foi o trabalho árduo e o sofrimento, a par do seu enorme carisma, que lhe permitiram superar barreiras raciais aparentemente intransponíveis na África do Sul.

Assim se refere Elleke Boehmer a Nelson Mandela, no livro que será apresentado no âmbito da conferência de tributo e homenagem ao ‘Presidente do Mundo’. Este terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no próximo dia 9 de dezembro, às 17h.

Impossível esquecer o Homem, indispensável recordar o seu legado, renovando perpetuamente os seus ideais e a sua conduta. Nelson Mandela permanece exemplo, herói e referência da Humanidade.

Passado um ano sobre a sua morte, o Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA e a Embaixada da África do Sul, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, entenderam organizar uma sessão de homenagem a Nelson Mandela. A sessão conta com o apoio do Diretor da FCSH/NOVA, João Costa, e o alto patrocínio do Reitor da NOVA, António Rendas.

Intervêm na sessão Elleke Boehmer, da Universidade de Oxford, autora do livro A Vida de Nelson Mandela (ed. Tinta da China) que proferirá a conferência de abertura; José Cutileiro, recordando o conhecimento que travou com Mandela enquanto Embaixador de Portugal na África do Sul, tendo como apresentador e comentador o Embaixador Francisco Seixas da Costa.

Seguir-se-á a intervenção de Naledi Pandor, ministra da Ciência e Tecnologia da República da África do Sul, sob o título Nelson Mandela and the emporwerment of women, com introdução e comentário assegurados por José Mariano Gago, ex-ministro da Ciência e Tecnologia.

A sessão, incluindo a apresentação do livro por Teresa Pinto Coelho, docente da FCSH/NOVA, encerrará com a intervenção da Embaixadora da República da África do Sul em Portugal, Keitumetse Matthews.

Consulte o programa

2014-12-03 06:45