Universidade NOVA debate democracia na era digital

A intervenção cívica numa “Democracia 4.0” é discutida, no dia 8 de maio, na Reitoria da NOVA. O evento conta com a participação do Presidente da República, entre outras personalidades.

Democracia digital, democracia participativa, desinformação e inteligência artificial são alguns dos temas que vão ser debatidos no encontro “Democracia 4.0 – O Futuro da Democracia na Era Digital”, num evento que se destaca pelo painel de participantes. Entre as quase duas dezenas de oradores nacionais e internacionais contam-se o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o Comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, a Secretária de Estado com a mesma pasta, Graça Fonseca. O keynote speech fica a cargo de Radek Sikorski, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia.

João Sàágua, Reitor da NOVA, e Francisco Caramelo, Diretor da NOVA FCSH, estarão presentes na sessão de abertura, no dia 8 de maio, escolhido por ser véspera do Dia da Europa.

O debate, onde a NOVA FCSH e o Instituto Superior Técnico asseguram a coordenação científica das mesas-redondas, tem por base o futuro da democracia e centra-se na forma como as gerações mais jovens podem utilizar as ferramentas digitais de modo a contribuir para a renovação do sistema político.

O evento é de entrada livre, mas requer inscrição, sujeita à capacidade do auditório.

Consulte o programa

Leia a notícia do Público