Acções do Documento

V Seminário Internacional do CIMJ

10 e 11 de novembro – Reunidos sob o tema “Media, Democracia e Cidadania da Era Digital”, investigadores refletem as novas formas de comunicação proporcionadas pela Internet.

“Media, Democracia e Cidadania da Era Digital” é o tema do V Seminário Internacional do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), unidade de investigação da FCSH/NOVA. No encontro pretende-se discutir, no contexto da sua relação com a democracia e a cidadania, em que medida as novas formas de comunicação proporcionadas pelo digital colocam novos desafios aos media e ao jornalismo. Pinto Balsemão, Peter Dalghren, J. Ignácio Aguaded e Bruce Bimber são alguns dos oradores.

A partir de 1999, com o surgimento da web 2, a paisagem mediática alterou-se profundamente, permitindo aos indivíduos publicar, partilhar e republicar conteúdos usando ferramentas simples e acessíveis. A web 2 veio facilitar e possibilitar conectividade, colaboração e conversação entre públicos espalhados pelo mundo, enquanto a Web 2.0 acelerou a sociedade em rede. Ao contrário do anterior modo hierárquico e centralizado de produção de informação, os cidadãos podem agora criar livremente os seus “nichos” de públicos, baseados nos seus próprios interesses e usando instrumentos para criar conteúdos, como membros de uma comunidade. Esta forma social de produção ocorre fora dos modelos baseados no mercado e no preço da produção, uma vez que os indivíduos não são motivados por compensações financeiras, mas por formas sociais de gratificação.

O V Seminário Internacional do CIMJ tem lugar nos dias 10 e 11 de novembro no Auditorio 1, Sala Multiusos 2 e 3 e salas 006 e 007 do Edifício ID.

Programa e informações adicionais

2014-10-28 14:50
Topo da Página
classificado em: