Acções do Documento

Vamos pôr o Presépio de Belas no Lugar Certo?

A restauração do Presépio dos Marqueses de Belas, o maior presépio da coleção do Museu Nacional de Arte Antiga, conta com o apoio da NOVA FCSH.

A NOVA FCSH volta a associar-se à iniciativa do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e promove junto da comunidade académica a campanha de angariação de fundos “Vamos pôr o Presépio de Belas no Lugar Certo?”, que tem como objetivo restaurar o Presépio dos Marqueses de Belas.

Esta campanha teve início em abril e irá durar até final de dezembro de 2018, e pretende angariar 40.000€ para o restauro do maior presépio (358 x 422 x 162 cm) da coleção do MNAA. Pela sua monumentalidade a conservação e restauro é um processo minucioso e complexo.

A obra de arte em questão, encomendada por José Joaquim de Castro, rico comerciante e colecionador, foi realizada sob a direção do escultor Barros Laborão, entre o fim do século XVIII e o início do século XIX.

Concebido na tradição eclesiástica dos presépios monumentais, inclui cerca de 150 figuras, de barro cozido e policromado, alojadas num delicado e complexo cenário de fantasia, no interior de um sumptuoso móvel (ou «maquineta») que, encerrado todo o ano, desvendava, no período natalício, o seu interior de inesgotáveis perspetivas e detalhes aos olhares deslumbrados de crianças e adultos.

A NOVA FCSH, através do Núcleo de Fundraising, convida os membros da sua comunidade (estudantes, docentes e funcionários) a fazer o seu donativo para o restauro da obra, sublinhando a importância da salvaguarda "de uma peça fundamental do património nacional".

As doações podem ser feitas até ao dia 31 de dezembro, através das seguintes modalidades:

 

  • · Em Dinheiro

Museu Nacional de Arte Antiga (caixas do GAMNAA)

  • · Transferência Bancária

Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arte Antiga

IBAN: PT50.0036.0458.99106001472.91

BIC/SWIFT: MPIOPTPL

 

Para mais informações consultar:

http://www.museudearteantiga.pt/exposicoes/todos-somos-mecenas

 

Vídeo da Campanha:

2018-05-21 12:25
Topo da Página