Vargas Llosa recebe Doutoramento Honoris Causa

“A literatura é uma arma”, recordou o escritor peruano após ser distinguido com um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa.

A literatura não se deve restringir ao entretenimento, é também “uma arma eficaz para combater as injustiças”, afirmou Vargas Llosa durante a cerimónia onde lhe foi atribuído um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa. O evento surge na sequência da proposta de Nuno Júdice, docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da FCSH/NOVA, e teve lugar no dia 22 de Julho na Reitoria da NOVA.

Perante um auditório cheio, o escritor peruano recebeu a distinção pelas mãos de António Rendas, Reitor da NOVA, que a justificou como “ato de reconhecimento a um homem que é um cidadão do mundo”. Na assistência estavam Francisco Pinto Balsemão (Presidente do Conselho da FCSH/NOVA e padrinho do laureado), João Costa (Director da FCSH/NOVA), Mário Soares (antigo Presidente da República), Jorge Barreto Xavier (secretário de Estado da Cultura), Maria de Belém (antiga ministra), Pilar del Rio (jornalista), os escritores Mário de Carvalho, Lídia Jorge e Francisco José Viegas, embaixadores, reitores de outras universidades, entre muitos outros.

Durante o seu discurso o escritor de 78 anos destacou ainda o seu gosto pela obra de Fernando Pessoa, de quem tem “um busto no escritório”, introduzida por José Cardoso Pires (1925-1998), a quem chamou de o seu “amigo português”. Classificou também a corrupção como “um dos grandes perigos das sociedades atuais”, ao mesmo tempo que recordou “a importância das universidades na construção de uma sociedade democrática e na luta contra a ditadura”.

Mário Vargas Llosa, jornalista, ensaísta, nobre, político peruano e autor de inúmeras publicações, foi distinguido, em 1994, com o Prémio Cervantes e, em 2010, com o Nobel da Literatura.

Leia o comunicado de imprensa

Leia a notícia no Público, no Diário de Notícias e no Jornal i.

Veja a reportagem da SIC Notícias

Veja o discurso integral de Vargas Llosa