XIV Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Literatura Cortês – ICLS – International Courtly Literature Society

De 22 a 27 de Julho – Paródias corteses e paródias da cortesia, nas suas manifestações literárias, culturais e artísticas na Idade Média é o tema central do encontro.

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) organiza, em parceria com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) e a Universidade Aberta (UA), o XIV Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Literatura Cortês (ICLS/SILC). O evento, que terá lugar de 22 a 27 Julho na FCSH, Fundação Calouste Gulbenkian e na FLUL, foca o tema Paródias corteses / Paródias da cortesia.

Paralelamente à paródia baseada no contraste entre a imitação estilística e a inversão semântica que será cultivada durante toda a Idade Média (e muito para lá desta época), desenvolvem-se, no século XIII, modelos que vários críticos contemporâneos se apressaram a interpretar como emblema da modernidade literária medieval, nomeadamente pelo modo como desconstroem, deslocam, combinam ou reinvestem, esquemas narrativos e registos discursivos pertencentes a esferas poéticas distintas.

Ciente de que a paródia não é um fenómeno que se restringe a uma dimensão puramente narrativa, textual ou intertextual, o XIVº Congresso da Sociedade Internacional de Literatura Cortês deseja igualmente abrir a reflexão a outras manifestações artísticas (música, iconografia, etc.) que dialogam e confluem incessantemente, na Idade Média, com o domínio da representação poética.

Entre os conferencistas convidados constam, entre outros, Ad Putter (Universidade de Bristol), María Pilar Suárez Pascual (Universidad Autónoma de Madrid), Madeleine Jeay (Universidade MacMaster), Manuel Pedro Ferreira (Universidade NOVA de Lisboa) e Nikolaus Henkel (Universidade de Hamburgo).

2013-07-12 16:30