XXIII Curso de Verão do Instituto de História Contemporânea

De 19 a 20 de Setembro - “1989 – O ano em que acabou a Guerra Fria” é o tema de um curso de Verão que recorda a queda do muro de Berlim e as revoluções do leste europeu. A entrada é livre!

O ano de 1989 é, por norma, recordado pelas mudanças profundas – da queda do muro de Berlim às revoluções do leste europeu, sendo, para muitos o ponto em que termina (ou começa a terminar) a Guerra Fria. Volvido um quarto de século, as tensões entre o ocidente e a Rússia suscitam comparações com o passado; a crise financeira e suas sequelas instigam críticas generalizadas ao modelo liberal apresentado como triunfante; o conflito coreano não dá mostras de esgotamento; a retórica anti-imperialista latino-americana prolonga-se não apenas através da sobrevivência do regime cubano, mas renovando-se em movimentos sociais e políticos; a história recente de África e do Médio Oriente desafia cronologias eurocêntricas que, persistentemente, apontam 1989 como o capítulo final de uma era.

O objectivo do XXIII Curso de Verão do Instituto de História Contemporânea (IHC), unidade de investigação da FCSH/NOVA, é repensar o fim da Guerra Fria, contextualizando-o na sua dimensão histórica e internacional. Pretende-se igualmente revisitar os discursos de e sobre esse período, discutindo os contornos e os limites do processo de transformação ocorrido, questionando as suas causas, efeitos e significado à luz destes últimos 25 anos. Quão importante foi, afinal, 1989 enquanto ponto de viragem histórica? Pôs realmente fim à Guerra Fria? Partindo dessas questões, as aulas visam não apenas informar, mas permitir um entendimento crítico da história mundial recente e uma reflexão sobre matérias da actualidade internacional.

O curso “1989 – O ano em que acabou a Guerra Fria”, coordenado por Rui Lopes e Alice Cunha, é de entrada livre. Os inscritos que assistam a todas as sessões têm direito a um certificado de presença e a participar no concurso de melhor artigo, a publicar num número temático de uma revista com "peer-review".

O evento tem lugar de 19 a 20 de Setembro, no Auditório 1 da Torre B.

Consulte o programa

2014-07-10 10:52