XXV Curso de Verão do Instituto de História Contemporânea

11 e 12 de outubro - Paula Borges Santos, Irene Flunser Pimentel e Fernando Rosas abordam o tema “Punir o Inimigo: Justiça Política nas Ditaduras e Democracias do Século XX”.

O tema deste ano do curso de Verão do Instituto de História Contemporânea (IHC) é “Punir o Inimigo: Justiça Política nas Ditaduras e Democracias do Século XX”. Quais foram os “inimigos” dos Estados ditatoriais e democráticos do século XX euro-americano? Que construções simbólicas dos inimigos foram feitas nessas diferentes experiências políticas históricas? Como atuaram os regimes para isolar, silenciar ou eliminar política e socialmente os seus inimigos? O chamado direito penal do inimigo é uma criação da atualidade ou pode ser observado em perspetiva histórica?

São estas as interrogações orientam o curso deste anos e que vão permitir analisar questões como: a violência institucionalizada, a atuação e instrumentos das instituições políticas e judiciais, as fronteiras da legalidade e da ilegalidade, as violações dos direitos humanos, as ligações entre memória, direito e lei. O programa está organizado em torno de quatro eixos principais: perseguições, processos, amnistias e processos de reconciliação.

O evento tem coordenação científica de Paula Borges Santos, Irene Flunser Pimentel e Fernando Rosas e terá lugar de 11 a 12 de outubro na Sala Multiusos 3 (Edifício ID). A entrada é livre.

O primeiro curso livre do Instituto de História Contemporânea (IHC) teve lugar em 1991, sob o tema “História Contemporânea de Portugal (Séculos XIX e XX)”.

2017-10-10 14:15