Desenvolvimento Musical na Infância e na Primeira Infância

Projecto de investigação “Desenvolvimento Musical na Infância e na Primeira Infância” do Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI/CESEM).

Perceber qual é o desenvolvimento musical e qual o grau de interacção musical na infância são os objectivos do estudo do projecto ‘Desenvolvimento Musical na Infância e Primeira Infância’.

Este projecto, que deu origem ao Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI) do CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical), é estruturado em trabalhos dirigidos a quatro diferentes focos:

  • O estudo sobre a vocalização de bebés face à música e linguagem;
  • O estudo sobre a percepção e aprendizagem de canções manipulando palavras e melodia;
  • O estudo no âmbito do movimento e do desenvolvimento rítmico;
  • O estudo no âmbito da utilização da linguagem metafórica como meio de ensino de expressividade musical.

Helena Rodrigues, coordenadora do LAMCI e docente do departamento de Ciências Musicais, explica que este Laboratório quis «imprimir uma filosofia diferente e pensando que tendo estas quatro vertentes: investigar, formar, criar e intervir, poderíamos rentabilizar os Recursos Humanos e contribuir para um maior flexibilidade na formação. Isto gera um trabalho de equipa diferente, mas as coisas estão associadas – não podemos formar melhor se não houver uma boa investigação de base. A investigação só por si pode ser um pouco estéril se não se vir qual a sua aplicação».

Neste tipo de lógica, o LAMCI tem pautado a sua intervenção pelo trabalho directo com o público-alvo da sua investigação. Helena Rodrigues conta que «um dos trabalhos com mais inovação foi um trabalho de investigação conduzido por João Pedro Reigado e por António Rocha e que foi um trabalho que fizeram com audição das vocalizações produzidas por bebés, quer face a estímulos de natureza musical, quer face a estímulos de natureza linguística».

João Pedro Reigado, doutorado em Ciências Musicais – Ensino e Psicologia da Música pela FCSH/NOVA, explica que este «estudo relaciona-se com a aquisição da voz cantada em crianças em idade pré-escolar», pretendendo «perceber se as crianças demonstram um tipo de vocalização que é diferente quando estimuladas musicalmente».

O grande interesse desta investigação pode mesmo passar pela percepção de «se tão cedo como 12 ou 13 meses de idade, uma criança já consegue interagir musicalmente», sendo que o que se conseguiu apreender foi que desde «muito cedo as crianças já conseguem sintonizar-se musicalmente».

Uma das intervenções do LAMCI é desenvolvida com as crianças que frequentam o Centro Infantil ‘O Roseiral’. Catarina Fragoso e Sara Costa, duas das responsáveis pela realização desta actividade, explicam o porquê desta aproximação ao quotidiano das crianças. «O que fazemos através destas actividades lúdicas e expressivas é tentar que haja movimento, tentamos que haja contacto e relação entre o grupo, criando relações afectivas e de comunicação», refere Sara Costa, aluna do mestrado em Etnomusicologia da FCSH/NOVA. Assim, esclarece Catarina Fragoso, o LAMCI «propõe-se a estudar, simultaneamente, os processos de aquisição e produção musical numa idade precoce, os processos de comunicação de uma forma integrada». A investigadora, doutoranda em Ciências Musicais – Ensino e Psicologia da Música na FCSH/NOVA, garante ainda que assim temos «um contexto natural de observação, de fazer música em grupo, com pais e crianças, adoptando soluções artísticas de grande qualidade, inovadoras e criativas, mas temos igualmente à nossa disposição meios de observação objectivos».

Factos e Números

Projecto de I&D: Desenvolvimento Musical na Infância e Primeira Infância

Código: PTDC/EAT/68361/2006

Área Científica: Estudos Artísticos

Palavras-chave: balbucio musical, palavras e melodia, movimento e ritmo, infância e primeira infância

Financiamento (FCT): 180.966 Euros

Período: 2007 a 2011

Unidade de Investigação Principal: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM/FCSH/UNL)

Investigador responsável: Helena Rodrigues

Equipa de investigação:

Ana Cristina da Silva Braga

João Miguel Marques da Costa

João Manuel Nunes da Silva Nogueira

Paulo Maria Ferreira Rodrigues da Silva

Pedro Miguel Gomes da Costa Varandas

António Vitorino Matias de Abreu Rocha

João Pedro Lopes Reigado

Isabel Maria Vieira Gonçalves

Nuno Manuel Calheno Arrais

Paulo Jorge Ferreira Rodrigues

Lourdes de Fátima Lima Lourenço de Bacelar Gouveia

Carlos Alberto da Costa Gomes

Maria João Pinto Pedro

Maria Manuel Duarte Guimarães Vidal

Christopher M. Johnson

Edwin E. Gordon

Ana Paula Ramos da Rocha Almeida

Nuno Manuel Calheno Arrais

Tiago Paulos Parreira Veiga da Silva

Desenvolvimento Musical na Infância e na Primeira Infância

Reportagens mais visualizadas
  1. > O celtismo e as suas repercussões na música na Galiza e no Norte de Portugal
  2. > Sociedade Civil e Democracia: Portugal numa Perspectiva Comparada
  3. > As relações familiares dos imigrantes em disputa
Desenvolvimento musical na infância e primeira infância
Ligações relacionadas