Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives - Lisbon Induction Days

Início do curso teve lugar na FCSH/NOVA a 3 e 4 de Setembro

De modo a assinalar o início do curso Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives, representantes das universidades parceiras, instituições associadas, colaboradores e estudantes reuniram-se, nos dias 3 e 4 de Setembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), no evento Lisbon Induction Days. Este serviu para reflectir sobre alterações, objectivos e expectativas do programa de Mestrado, proporcionando aos professores a oportunidade de comparar o diferente modo como este é gerido em cada país, visando um reforço da qualidade da formação.

Para os estudantes, o encontro valeu pela troca de ideias, expectativas e experiências, tendo-lhes sido proporcionada uma panorâmica das áreas de investigação que podem desenvolver durante o seu percurso de dois anos. Os alunos que decidem frequentar um ou mais semestres do Mestrado Erasmus Mundus na FCSH/NOVA são convidados a escolher os seminários obrigatórios a partir daqueles que são oferecidos pelo Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas (Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas) e do Mestrado em Estudos Portugueses (Departamento de Estudos Portugueses). Relativamente às opções livres, os estudantes podem frequentar qualquer seminário oferecido pelos cursos de Mestrado da FCSH ou, apenas para o primeiro semestre, um curso de língua de uma das línguas do Consórcio.

Os objectivos gerais são:

  • aprofundar a reflexão teórica, consolidar e complementar os conhecimentos adquiridos na área científica de Línguas, Literaturas e Culturas;
  • obter competências teóricas e metodológicas de investigação científica na área das literaturas e culturas, na sua relação com outras culturas, designadamente:

-        competências de problematização e definição de objectos de estudo pertinentes, de selecção e de recolha de informação relevante de natureza bibliográfica, documental, etnográfica e/ou testemunhal;

-        competências de organização de acervos e de análise crítica, processamento e interpretação da informação.

A FCSH orgulha-se de se incluir, enquanto membro fundador, nas dez universidades do consórcio do Mestrado Erasmus Mundos Crossways in Cultural Narratives, sendo o seu empenho neste programa um dos sinais da vontade de internacionalização do ensino na Faculdade.

 

Mestrado Erasmus Mundus

A União Europeia reconhece mais de cem cursos de Mestrado Erasmus Mundus, concebidos e leccionados conjuntamente por consórcios de universidades existentes em vários países. Cada curso possui as seguintes características:

  • selecciona e ensina estudantes de Mestrado de países europeus e não-europeus;
  • estabelece parcerias com universidades não-europeias com o objectivo de ensinar estudantes europeus e não-europeus pós-graduados e de criar uma rede de investigação comum.

Desde 2005 que Crossways in Cultural Narratives é um dos poucos cursos de Mestrado Erasmus Mundos aprovado e financiado pela União Europeia com uma especialização em Humanidades, tendo como tema Identidades Europeias e Culturas. O seu programa destina-se a estudantes europeus e não-europeus, e disponibiliza bolsas da UE, apoios à mobilidade e outras vantagens.

Os seus alunos seguem um percurso de estudos itinerante ao longo de dois anos, escolhendo frequentar três universidades de entre as dez que constituem o consórcio Crossways. O curso confere um grau múltiplo de Mestre Crossways, o que significa

  • um suplemento ao diploma emitido pela universidade coordenadora do programa com a indicação de todos os seminários realizados durante o programa de acordo com os requerimentos de Bolonha;
  • três certificados de Mestrado nacionais devidamente reconhecidos e emitidos pelas universidades frequentadas;
  • um parchment Crossways.

 

Universidades parceiras

Adam Mickiewicz University

Università degli Studi di Bergamo

University of Guelph

Universidade Nova de Lisboa

Université de Perpignan

Universidade de Santiago de Compostela

University of Sheffield

University of St Andrews

 

Universidades associadas

Universidad Iberoamericana Ciudad de México

Universidad Nacional de Entre Rios

Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives - Lisbon Induction Days

Início do curso teve lugar na FCSH/NOVA a 3 e 4 de Setembro

Reportagens mais visualizadas
  1. > O celtismo e as suas repercussões na música na Galiza e no Norte de Portugal
  2. > Sociedade Civil e Democracia: Portugal numa Perspectiva Comparada
  3. > As relações familiares dos imigrantes em disputa