Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives - Lisbon Induction Days

Início do curso teve lugar na FCSH/NOVA a 3 e 4 de Setembro

De modo a assinalar o início do curso Erasmus Mundus Crossways in Cultural Narratives, representantes das universidades parceiras, instituições associadas, colaboradores e estudantes reuniram-se, nos dias 3 e 4 de Setembro na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH/NOVA), no evento Lisbon Induction Days. Este serviu para reflectir sobre alterações, objectivos e expectativas do programa de Mestrado, proporcionando aos professores a oportunidade de comparar o diferente modo como este é gerido em cada país, visando um reforço da qualidade da formação.

Para os estudantes, o encontro valeu pela troca de ideias, expectativas e experiências, tendo-lhes sido proporcionada uma panorâmica das áreas de investigação que podem desenvolver durante o seu percurso de dois anos. Os alunos que decidem frequentar um ou mais semestres do Mestrado Erasmus Mundus na FCSH/NOVA são convidados a escolher os seminários obrigatórios a partir daqueles que são oferecidos pelo Mestrado em Línguas, Literaturas e Culturas (Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas) e do Mestrado em Estudos Portugueses (Departamento de Estudos Portugueses). Relativamente às opções livres, os estudantes podem frequentar qualquer seminário oferecido pelos cursos de Mestrado da FCSH ou, apenas para o primeiro semestre, um curso de língua de uma das línguas do Consórcio.

Os objectivos gerais são:

• aprofundar a reflexão teórica, consolidar e complementar os conhecimentos adquiridos na área científica de Línguas, Literaturas e Culturas;
  • obter competências teóricas e metodológicas de investigação científica na área das literaturas e culturas, na sua relação com outras culturas, designadamente:

-        competências de problematização e definição de objectos de estudo pertinentes, de selecção e de recolha de informação relevante de natureza bibliográfica, documental, etnográfica e/ou testemunhal;

-        competências de organização de acervos e de análise crítica, processamento e interpretação da informação.

A FCSH orgulha-se de se incluir, enquanto membro fundador, nas dez universidades do consórcio do Mestrado Erasmus Mundos Crossways in Cultural Narratives, sendo o seu empenho neste programa um dos sinais da vontade de internacionalização do ensino na Faculdade.

Mestrado Erasmus Mundus

A União Europeia reconhece mais de cem cursos de Mestrado Erasmus Mundus, concebidos e leccionados conjuntamente por consórcios de universidades existentes em vários países. Cada curso possui as seguintes características:

• selecciona e ensina estudantes de Mestrado de países europeus e não-europeus;
  • estabelece parcerias com universidades não-europeias com o objectivo de ensinar estudantes europeus e não-europeus pós-graduados e de criar uma rede de investigação comum.

Desde 2005 que Crossways in Cultural Narratives é um dos poucos cursos de Mestrado Erasmus Mundos aprovado e financiado pela União Europeia com uma especialização em Humanidades, tendo como tema Identidades Europeias e Culturas. O seu programa destina-se a estudantes europeus e não-europeus, e disponibiliza bolsas da UE, apoios à mobilidade e outras vantagens.

Os seus alunos seguem um percurso de estudos itinerante ao longo de dois anos, escolhendo frequentar três universidades de entre as dez que constituem o consórcio Crossways. O curso confere um grau múltiplo de Mestre Crossways, o que significa

• um suplemento ao diploma emitido pela universidade coordenadora do programa com a indicação de todos os seminários realizados durante o programa de acordo com os requerimentos de Bolonha;
  • três certificados de Mestrado nacionais devidamente reconhecidos e emitidos pelas universidades frequentadas;
  • um parchment Crossways.

Universidades parceiras

Adam Mickiewicz University

Università degli Studi di Bergamo

University of Guelph