GeoSat - Metodologias para extracção de informação GEOgráfica a partir de imagens de SATélite de alta resolução

Qual o potencial solar do seu telhado? Esta é a questão que um grupo de investigadores do e-GEO (Centro de Estudos de Geografia e Planeamento Regional), Unidade de Investigação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH/NOVA), e do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE), da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FC/UL), se propõe a responder, quantificando o potencial fotovoltaico dos edifícios. A solução desenvolvida pela equipa de investigação propõe uma forma simples de estimar a rentabilidade da instalação de sistemas fotovoltaicos em áreas urbanas, cruzando elementos como a área de telhado disponível, o rendimento alcançado por cada painel solar e o custo da instalação. Para esse fim, encontra-se publicada uma página na Internet, em www.fcsh.unl.pt/e-geo/energiasolar, através da qual cada pessoa pode facilmente ficar a saber o potencial energético do seu próprio edifício (para já disponível apenas para a freguesia de Alvalade, em Lisboa, mas que podem ser aplicados em qualquer outra parte do país).

Entre os dados disponíveis contam-se elementos como a energia que se poderá produzir anualmente, uma estimativa do consumo anual dos seu residentes e, o mais interessante, o cálculo do tempo de retorno de um investimento do condomínio em painéis fotovoltaicos: são cerca de 9 a 10 anos nos casos com bom ou muito bom potencial solar, ainda que, naturalmente, cada caso seja único.

Na realidade, o projecto “GeoSat - Metodologias para extracção de informação GEOgráfica a grande escala a partir de imagens de SATélite de alta resolução” teve por base objectivos mais amplos. Segundo José António Tenedório, investigador do e-GEO, docente do Departamento de Geografia e Planeamento Regional e o responsável por este projecto, o propósito era o de definir “uma metodologia de extracção de informação geográfica baseada em procedimentos automáticos e semiautomáticos a partir de imagens de satélite de muito alta resolução espacial”. É com base nestas que se extraíram os dados que permitem concretizar a previsão relativa ao potencial fotovoltaico dos edifícios.

Após reunir os elementos, relata Teresa Santos, docente convidada da FCSH e investigadora do e-GEO, procurou-se então saber qual “a exposição solar durante o dia e ao longo do ano [dos edifícios residenciais]. Com base nisso, identificámos quais eram as águas dos telhados com maior potencial para a instalação de painéis solares”. Quanto a intenções, “estamos em conversações com a e-nova”, a Agência Municipal de Energia e Ambiente de Lisboa, que “ficou muito interessada” em todo o projecto. “Estamos a fazer um plano exploratório conjunto para ser candidato a um fundo criado para a investigação”, acrescenta Teresa Santos.

Futuros desenvolvimentos do estudo incluem também a avaliação do potencial solar térmico, bem como a possibilidade de reconversão de topos de edifícios em ‘coberturas verdes’, um sistema de engenharia ligeiro que permite a plantação e crescimento de plantas e flores sobre uma laje convencional, à semelhança daquelas que encontramos nos telhados de Lisboa.

No contexto da energia é de notar que Portugal tem poucos recursos em energias fósseis e enorme dependência energética do exterior, mesmo sendo um país com índices de irradiação solar elevados: 1,74 MWh/m2/ano, valor bastante superior à média europeia (1,16 MWh/m2/ano). Estes valores justificam, só por si, o crescente interesse em soluções energéticas mais amigas do ambiente.

Utilizar a detecção remota surge naturalmente como a área científica que permite extrair informação relevante para apoio a este tipo de projectos de investimento. De entre os diferentes dados recolhidos por detecção remota, destacam-se os obtidos por varrimento laser (LiDAR – Light Detection And Ranging), que têm mostrado ser uma fonte de informação muito útil sobre edifícios em meio urbano.

Factos & Números

Projecto multidisciplinar e interuniversitário: “GeoSat - Metodologias para extracção de informação GEOgráfica a grande escala a partir de imagens de SATélite de alta resolução”

Código: PTDC/GEO/64826/2006

Área Científica: Geografia