Acções do Documento

1.ª Conferência Internacional de Resolução de Conflitos e Estudos da Paz

Submissão de artigos até 15 de julho de 2018
Quando 2018-11-29 00:00 até
2018-11-30 00:00
Onde Universidade Autónoma de Lisboa
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 967664150
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: Observare (Carlos Branco e Ricardo de Sousa)


Pretende-se que na conferência se apliquem os conceitos, as técnicas e os instrumentos de Gestão e Resolução de Conflitos, sublinhando as capacidades e limitações de cada um deles. A conferência irá abordar os conflitos violentos e não-violentos mas com potencial desestabilizador, entre e no interior de Estados e nações e, por conseguinte, trata as questões de poder e os interesses que lhes estão associados.
Desejamos que as comunicações abordem um largo leque de atividades, desde a prevenção de conflitos até à construção da paz passando pela gestão da violência, reforma do setor de segurança e construção de instituições; em conflitos, tanto intra como inter Estados, qualquer que seja: a sua origem (religiosa, étnica, etc.), o papel dos atores informais e dos atores externos, a importância desses conflitos nas diferentes ordens políticas regionais e os métodos e estratégias adotadas (mediação, uso da força, comissões da verdade, diplomacia de segunda via, etc.) para mitigar divergências. As comunicações poderão abordar tanto questões teóricas e metodológicas como empíricas da resolução de conflitos, estas últimas centradas em estudos de caso.
Temos particular interesse em os estudos de caso: a) serem de conflitos relevantes para o interesse geoestratégico de Portugal (por exemplo no Norte de África e Sahel), para as regiões onde se inserem, ou com relevância global, b) ilustrarem a utilização dos diferentes conceitos, técnicas e instrumentos de resolução de conflitos, c) ou que abordem o papel das organizações multilaterais com um mandato de segurança.
A conferência é organizada em torno de painéis temáticos para conflitos nas áreas regionais de África, Grande Médio Oriente e em Outras Áreas Geográficas e para aspetos teóricos da resolução de conflitos e dos estudos da paz.

 

Ver call for papers

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página