A hecatombe da guerra: Impactos na saúde, demografia e pensamento contemporâneo (séculos XIX-XXI)

Submissão de artigos até 15 de fevereiro de 2017
Quando 2017-06-19 00:00 até
2017-06-20 00:00
Onde Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Nome do Contacto

Organização: Instituto de História Contemporânea - FCSH/NOVA

Este congresso tem por objectivo contribuir para uma reflexão aprofundada sobre as consequências das guerras na saúde das populações civis e militares e os efeitos demográficas daí decorrentes. Qual terá sido a evolução da mortalidade militar e civil, incluindo a mortalidade infantil, durante e após um conflito armado? Terá este causado desequilíbrios na distribuição sexos, na composição da estrutura etária da população ou até no aceleramento do envelhecimento demográfico? De que forma foi a fecundidade afectada? Alguns estudos mencionam, no pós-guerra, o aumento do número de divórcios e da separação de casais, enquanto outros insistem na rápida recuperação do mercado matrimonial. Então como reagem, por exemplo, as noivas que ficaram por casar ou as viúvas de guerra?
Sabemos que o mesmo conflito produziu consequências demográficas dissemelhantes consoante as nações beligerantes. Torna-se, por isso, fundamental a promoção de estudos comparativos entre os países e até entre regiões do mesmo Estado. Podemos ainda questionar-nos como reagiram as sociedades face aos cataclismos demográficos, designadamente através da ampliação e recomposição do mercado matrimonial.
Sem se focalizar apenas nas duas guerras mundiais, considerando que outros conflitos originaram impactos relevantes na demografia, saúde e pensamento contemporâneo, esta conferência pretende abrir o debate historiográfico nesta temática ainda pouco explorada, salientando igualmente a situação vivida por países nem sempre preponderantes nos conflitos bélicos.

Ver call for paper

Mais informação sobre este evento…