Acções do Documento

Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização

Submissão de artigos até 31 de março de 2017
Quando 2017-11-02 00:00 até
2017-11-04 00:00
Onde Odivelas, Lisboa
Nome do Contacto
Telefone do Contacto 217908300
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: IEM-FCSH/NOVA; IHA-FCSH/NOVA; CIEBA-FBAUL; MNAA; Câmara Municipal de Odivelas

O Instituto de Estudos Medievais (IEM) e o Instituto de História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA), juntamente com o Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes (CIEBA) da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e em colaboração com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) e a Cãmara Municipal de Odivelas organizam o Congresso Internacional “Almas de Pedra. Escultura Tumular: da Criação à Musealização”, que decorrerá de 2 a 4 de Novembro de 2017, no MNAA, em Lisboa.

Entendendo a escultura tumular como fonte privilegiada para o perscrutar da Idade Média e reconhecendo-lhe a sua complexidade de fenómeno simultaneamente artístico, estético, espiritual, histórico, antropológico, sociológico e cultural, pretende-se promover um debate verdadeiramente multidisciplinar em torno destas peças e dos processos que lhe deram origem. De igual modo, este congresso visa ampliar a abordagem destas esculturas, olhando-as também numa perspectiva patrimonial e museológica, através de uma atenção à materialidade das mesmas (a original e a que lhes foi frequentemente sobreposta), aos processos de restauro de que foram ou estão a ser objecto, às movimentações a que foram sujeitas e aos projectos de musealização que integraram ou poderão integrar. O texto completo de apresentação do congresso pode ser descarregado aqui: [PT]

Está aberto um call for papers [PT], para apresentação de comunicações, e um call for projects [PT], para apresentação de projectos de investigação em curso na área.

Todas as propostas devem ser submetidas até ao dia 31 de Março de 2017, para almasdepedra2017@gmail.com

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página