Acções do Documento

Bandas e Música para Sopros: (Re)Pensar Histórias Locais e Casos de Sucesso

Submissão de artigos até 22 de julho de 2017
Quando 2017-10-11 00:00 até
2017-10-22 00:00
Onde Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Nome do Contacto
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da FCSH/NOVA e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra - CEIS20

 

O propósito do colóquio "Bandas e música para sopros: (Re)pensar histórias locais e casos de sucesso" é reunir investigadores de distintas áreas do saber, criar sinergias, cruzar ideias, reflectir e estimular o debate sobre este campo académico, particularmente relevante da cultura portuguesa, que tem vindo a ganhar visibilidade na última década. Pretende-se fomentar e divulgar a prática musical para sopros (as bandas em particular), partilhar informação e disseminar resultados de investigação, promover a inclusão desta temática no âmbito das investigações académicas e discutir questões e desafios para o futuro desenvolvimento das bandas de música. Além de serem o motivo da fundação de inúmeras colectividades locais ‒ muitas delas constituídas no século XIX ‒ uma parte significativa dos instrumentistas de sopro mais conceituados iniciou a carreira musical precisamente em bandas de música, alguns dos quais continuam a dar o seu contributo, sobretudo como maestros.

Inscrito numa perspectiva de estudo transdisciplinar, este encontro está particularmente vocacionado para as áreas científicas da Antropologia Cultural, Arquivística, Estudos Artísticos, Etnomusicologia, História Contemporânea, Musicologia, Performance Musical e Sociologia. Assim, tendo a música para sopros e as bandas de música como enfoque temático, aceitam-se comunicações enquadradas nas seguintes linhas temáticas:

- Correntes interpretativas e composição de reportório musical para conjuntos de sopro;
- Pedagogia do instrumento e da Direcção Musical;
- Arquivos de bandas civis e militares;
- Aprendizagem musical nas escolas de música das bandas;
- Crítica musical;
- Desenvolvimento do modelo organológico;
- Papel social das bandas;
- Histórias locais de bandas;
- Biografias de personalidades relevantes ligadas a bandas de música.

 

Ver call for papers

Mais informação sobre este evento…

Topo da Página