I Encontro de Jovens Investigadores em História Contemporânea

Onde NOVA FCSH
Nome do Contacto

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH

O I Encontro de Jovens Investigadores em História Contemporânea, organizado pelos investigadores do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, pretende ser um evento científico bianual que aborde temas na área de História Contemporânea, entre os séculos XIX e XX. Em termos espaciais, privilegia-se o território português, considerando-se também o contexto ibérico e europeu. Inspirado nas dinâmicas já existentes noutros países, como o caso de Espanha, onde se pretende promover o debate científico entre os jovens investigadores, este encontro é inovador, uma vez que é o primeiro a ser realizado em Portugal, no âmbito da História Contemporânea, e impulsiona a aproximação de novos investigadores, de modo incentivar a comunidade científica a (re)pensar as metodologias utilizadas e problemáticas na História. Deste modo, com o objectivo de estabelecer um espaço de reflexão e discussão no campo da área Contemporânea, este encontro visa reunir jovens investigadores (licenciados, mestrandos e doutorandos e investigadores ou qualquer outro elemento pertencente a instituições como Câmaras Municipais, Museus, Empresas, etc.) e apurar, através das suas apresentações, o actual estado da disciplina, percebendo as principais linhas temáticas e os percursos da investigação, assim como fomentar a cooperação entre comunidade científica, unidades de investigação e sociedade.

As propostas de comunicação (entre 250/300 palavras) deverão fazer-se acompanhar de título, uma biografia resumida do autor (máximo 100 palavras), cinco palavras-chave e a indicação do painel do seu interesse. Devem igualmente enviar a proposta para a comissão organizadora (ejihistcon@gmail.com) até ao dia 01 de Maio de 2018. As comunicações aceites resultarão em apresentações de 15 minutos.

Mais informação sobre este evento…