"II Congresso História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal"

Submissão de artigos até 15 de fevereiro de 2017
O quê
  • Científico
Quando 2017-05-02 00:00 até
2017-05-03 00:00
Onde Multiusos 2 e 3 | Edifício ID | Piso 4
Nome do Contacto

Organização: Instituto de História Contemporânea (FCSH/NOVA)

Tendo em vista o aprofundamento do estudo, debate e divulgação da história do trabalho, do movimento operário e dos movimentos e conflitos sociais do Portugal Contemporâneo, irá realizar-se o III Congresso de História do Movimento Operário e dos Movimentos Sociais em Portugal, organizado pelo Grupo de Investigação de História Global do Trabalho e dos Conflitos Sociais do Instituto de História Contemporânea da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Este congresso pretende abranger o estudo do trabalho e dos movimentos sociais em Portugal num sentido amplo, pretendendo-se destacar, nesta terceira edição do Congresso, o papel das organizações sindicais e operárias na evolução das sociedades contemporânea, uma vez que a sua realização coincide com o 40.º aniversário do Congresso de Todos os Sindicatos, realizado em Janeiro de 1977, segundo congresso da Intersindical e que dará forma ao movimento sindical português dos nossos dias. Neste sentido, convidamos à submissão de propostas de comunicação, entre outras temáticas possíveis, que versem sobre:

- A história do sindicalismo português, desde o século XIX aos nossos dias;
- As formas de organização permanente dos trabalhadores. Presente e futuro;
- Organização vs. Democracia? As questões da unidade e corporativismo;
- A década de 1970: momento crítico do movimento operário e sindical;
- Sindicalismo e revolução social.

Ver call for papper

Mais informação sobre este evento…