Insularidades e enclaves em situações coloniais e pós-coloniais: trânsitos, conflitos e construções identitárias (séculos XV-XXI)

Submissão de artigos até 1 de agosto de 2018
Quando 2018-12-07
de 00:00 até 00:00
Onde Facudade de Letras da Universidade de Lisboa
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, Centro de História da Universidade de Lisboa e Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL

Os arquipélagos constituíram-se, historicamente, como espaços de ensaios de novas construções sociais. Desde a época da colonização e, depois, do colonialismo e do imperialismo, uns evoluíram no aprofundamento das redes internacionais, outros não escaparam ao isolamento ou, em alternativa, à integração condicionada e desigual em vários complexos. Por seu turno, os enclaves resultaram de contingências históricas, amiúde decididas de fora, que determinaram uma certa insularidade relativamente ao seu imediato entorno geográfico. Quando não se tornaram territórios independentes, persistem nesses espaços, se não reivindicações autonómicas, pelo menos difusos sentimentos anti-coloniais e emancipacionistas, que, mesmo quando não mobilizam segmentos significativos das populações, não deixam de dar nota da sua alteridade – desde logo, cultural – face à soberania.

Neste evento, aberto a contributos dos vários saberes disciplinares científicos, acolher-se-ão narrativas e análises – inspiradas pelas variadas abordagens disciplinares, teoricamente balizadas e/ou empiricamente sustentadas – de experiências históricas em ilhas e enclaves, geradoras de processos de identificação e, não raro, de problemáticas éticas e políticas, entre elas, as inerentes à formação de Estados nacionais.

As propostas devem ser enviadas até 1 de Setembro de 2018 através do preenchimento do formulário online.
As comunicações poderão ser apresentadas em Português, Inglês, Espanhol e Francês.

Ver call for papers