Times and movements of the image

Submissão de artigos até 15 de junho de 2018
Quando 2018-11-15 00:00 até
2018-11-16 00:00
Onde NOVA FCSH
Nome do Contacto
iCal

Organização: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria

Entre os debates artísticos e teóricos que recentemente vêm sendo desenvolvidos nos campos da história da arte, do cinema e dos novos media, muitos são aqueles que trazem para o primeiro plano problematizações ligadas ao hibridismo, à especificidade dos media e à materialidade da imagem. Convidamos académicos, investigadores independentes e artistas interessados no estudo dos múltiplos tempos e movimentos da imagem, explorando relações e limites entre diferentes disciplinas. Estamos interessados em conferências e projectos artísticos que considerem as tensões entre a imagem fixa e a imagem em movimento, questionando, consequentemente, o problema da perenidade do projeto artístico e da imaterialidade da imagem captada pelas novas tecnologias, sem ignorar a relação que este assunto estabelece com disciplinas artísticas de maior tradição histórica, como a pintura, o desenho ou a escultura.

Envio de Resumos
Propostas para conferências individuais de 20 minutos devem ser enviadas em ficheiro Word (max. 500 palavras, incluindo título e o tema onde melhor se enquadre), seguido por uma breve biografia (250 palavras: nome completo e alifiação institucional). Encorajamos investigações académicas que reexaminem as novas possibilidades de intermedialidade, contribuindo para a reflexão teórica e redefinição artística do que é uma imagem hoje.

Submissão de Projectos Artísticos
Os projetos artísticos podem ser apresentados em quaisquer media ou explorar o cruzamento entre diferentes disciplinas artísticas. Devem também proporcionar questionamentos e leituras críticas sobre os temas específicos da conferência. Os artistas devem enviar uma sinopse e um esboço que serão objecto de apreciação por um comissão científica específica para o efeito. Encorajamos propostas de artistas que possuam um diploma ou que estejam no processo de obtenção de um grau académico superior na sua área de especialização.
Endereço Web para mais informação

Ver call for papers

Mais informação sobre este evento…