Acções do Documento

Um Século de Internacionalismos: A Promessa e os Legados da Sociedade das Nações

Submissão de artigos até 31 de outubro de 2018
Quando 2018-09-19 00:00 até
2018-09-20 00:00
Onde Lisboa
Adicionar evento ao calendário vCal
iCal

Organização: Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, Centro de Estudos Internacionais do ISCTE-IUL e Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra

 

A pertinência da reflexão sobre a SDN justifica-se, para além do seu contributo mais académico, pela importância que as questões com as quais se debateu ainda têm na atualidade. A crescente globalização e mobilidade da era contemporânea, seja ela voluntária ou não, cria problemas e normas globais com enorme impacto nacional e local, como seja o tema dos direitos humanos. Neste sentido, tal como se passara com a SDN, tem cabido às organizações intergovernamentais definir regimes globais nas mais diversas áreas, do tráfico de drogas, ao terrorismo e aos refugiados. O que nos remete para o papel controverso mas indispensável que as organizações multilaterais desempenham na governança internacional, enquanto definidoras de normas e gestoras dos problemas e dos desafios das sociedades contemporâneas, que necessitam de uma resposta global.

Para promover o diálogo entre os que se dedicam ao estudo da SDN iremos organizar uma conferência interdisciplinar, que terá lugar em Lisboa a 19 e 20 Setembro 2019.

 

Os resumos das apresentações (300 palavras), acompanhados por notas biográficas (250 palavras), devem ser enviados para: sdnconferencialisboa@gmail.com

Prazo para a submissão dos resumos: 31 de Outubro de 2018.

Data da notificação da aceitação das propostas: 15 de Dezembro de 2018.

As submissões podem ser em inglês, francês ou português. No entanto, para facilitar o diálogo, a organização encoraja os participantes a apresentarem as comunicações, sempre que possível, em língua inglesa.

Prevê-se a publicação das comunicações apresentadas na conferência.

A inscrição tem um custo de 25 EUR.

 

Ver call for papers

Topo da Página