CENTRO DE INOVAÇÃO

O Centro de Inovação da NOVA FCSH visa apoiar estudantes e investigadores das ciências sociais e humanidades na criação de empresas privadas, cooperativas e projetos sociais de base científica, e promover a transferência de conhecimento entre as unidades de investigação e agentes económicos externos.

Trata-se do primeiro projeto integrado em Portugal dedicado às Ciências Sociais e Humanidades, distinguindo-se por capacitar os estudantes e investigadores participantes para a gestão de projetos empresariais nos setores privado, cooperativo e social, para o que conta com as parcerias do Santander Universidades, do Gabinete de Empreendedorismo da Universidade NOVA de Lisboa e da Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

Informações úteis

Parceiros

Centro de Inovação da NOVA FCSH

  • Responsável: Lourenço Booth e Ana Costa
  • Atendimento por marcação prévia através do e-mail centro.inov@fcsh.unl.pt
+351 217 908 300 | Ext. 1564 centro.inov@fcsh.unl.pt

ATIVIDADES

O programa de atividades do Centro de Inovação estrutura-se em torno de um conjunto de etapas relevantes para a criação de um negócio: apresentação de ideias, formação e capacitação para a gestão de uma organização empresarial privada ou do setor cooperativo e social; aprendizagem e conceção de plano de negócios em equipa; atribuição de prémios e incentivos aos melhores planos de negócios. Para além deste programa estruturado, o Centro de Inovação organiza eventos e promove a divulgação de informação relevante na área do Empreendedorismo.

O “Prémio Melhor Ideia de Negócio NOVA FCSH / Santander Universidades” pretende ser um estímulo à criação de novas ideias de negócio no âmbito das Ciências Sociais e Humanas, junto dos estudantes, diplomados, docentes, funcionários ou investigadores da Faculdade. Pretende-se que o prémio (1º lugar – 3000€ e 2º lugar – 1000€) seja a semente inicial para o desenvolvimento de um projeto original e arrojado, tendo por base o saber produzido pelas Ciências Sociais e Humanas.

Parceiro

  • Santander Universidades

Modelo de plano de negócios da NOVA FCSH

Chama-se “Creating and Managing Entrepreneurial Ventures“, foi criada pelo Gabinete de Empreendedorismo da NOVA e é uma unidade curricular de frequência gratuita (2º semestre) que tem como objetivo estimular o espírito empreendedor nos estudantes da NOVA.

Pretende fornecer aos participantes ferramentas para a criação de um negócio, abordando os princípios básicos do empreendedorismo e gestão de negócio através da sua aplicação prática.

Os participantes serão divididos em equipas multidisciplinares das várias Faculdades e Institutos da NOVA e trabalharão para a apresentação de um plano de negócios final.

Parceiro

OBJETIVOS

Desenvolver a análise de oportunidades de negócio;

Conhecer as ferramentas de apoio ao desenvolvimento de uma ideia de negócio;

Orientar o aluno para o espírito inovador, empreendedor e intraempreendedor;

Identificar os pontos-chave a incluir num Plano de Negócios (identificação do problema, solução, análise financeira, análise de mercado, objetivos e viabilidade);

Desenvolver capacidade de comunicação e apresentação em público (Fazer um elevator pitch sobre o projeto a apresentar a um júri);

Apoiar candidaturas ao “Prémio Melhor Ideia de Negócio NOVA FCSH – Santander Universidades”.

 

PROGRAMA

Empreendedorismo e Inovação;

Business Model Canvas;

Plano de Negócio;

Plano de Marketing;

Plano Financeiro;

Questões legais para criar um negócio;

Apresentação de pitch.

Programa detalhado

As nossas redes

Para quem quer estar mais próximo do que está a acontecer