António Granado no Conselho Geral Independente da RTP
14 de Fevereiro de 2025, 12:34

O Conselho de Opinião da RTP indicou António Granado, docente do Departamento de Ciências da Comunicação, para vir a integrar o Conselho Geral Independente (CGI) do canal. Trata-se do órgão responsável pela supervisão e fiscalização da RTP, criado para garantir a independência editorial da televisão pública e a autonomia e imparcialidade desse serviço em Portugal.
O CGI é composto por um presidente e cinco vogais escolhidos por diferentes entidades. Entre as suas responsabilidades contam-se a nomeação ou exoneração dos órgãos de gestão da RTP, a aprovação de planos estratégicos e o de assegurar o cumprimento do contrato de concessão celebrado entre a RTP e o Estado.
António Granado, atual coordenador do Mestrado em Comunicação de Ciência, leciona da NOVA FCSH desde 2006, após ter desempenhado o cargo de Editor no jornal Público e na RTP. Em 2023 recebeu uma bolsa do European Research Council, no valor de 1,5 milhões de euros, para promover residências de jornalistas de ciência em instituições de investigação.